Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A UFABC > Convênios > Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

Laboratórios

A Universidade Federal do ABC (UFABC) foi fundada para explorar novas possibilidades, tanto na pesquisa quanto na educação. Desenvolver a pesquisa nas diversas áreas do conhecimento é um dos objetivos principais.

A UFABC possui laboratórios que ocupam 825 m2 que são destinados ao desenvolvimento de projetos individuais ou em grupo dos professores com equipamentos específicos. Além de possuir uma Central Experimental Multiusuário (CEM) que ocupa 520 m2, com a finalidade primordial de uso comum entre os pesquisadores da UFABC, instituições associadas e indústrias.

As principais áreas de aplicação são: física, química, materiais, bioquímica, petroquímica, ambiental, biologia, farmácia, polímeros e proteônica.

A UFABC possui reputação de excelência acadêmica que a posiciona entre as melhores universidades do mundo:

  • Obteve a 4ª posição entre as melhores universidades do Brasil, segundo o site norte-americano US News (2016) que aponta as melhores universidades do mundo de acordo com o desempenho em pesquisa e a reputação acadêmica. A Universidade recebeu a nota 51,5, garantindo a 4ª posição nacional e o 6º lugar global no indicador Colaboração Internacional.
  • A Times Higher Education (THE), que já se tornou tradicional pelos rankings internacionais de universidades, divulgou em 2016 a primeira edição do Latin America University Rankings, que apenas considera as 50 universidades latino-americanas que mais se destacaram internacionalmente em 2016. A UFABC está nesse seleto grupo e, apesar de sua pouca idade, atingiu a 18a posição na classificação geral, 9a no Brasil e 5a entre as universidades federais, o que a coloca à frente de um número considerável de universidades tradicionais latino-americanas.

O reconhecimento público é fruto de um trabalho de alto nível desenvolvido na UFABC durante os últimos 10 anos por professores, alunos e servidores técnico-administrativos.

 

Registrado em: Convênios
Fim do conteúdo da página