Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFABC nas Escolas

testeira

Vamos fazer a diferença juntos na vida desses jovens estudantes?

Você já conhece ou já ouviu falar do projeto "UFABC NAS ESCOLAS"?

Os principais objetivos do projeto "UFABC NAS ESCOLAS" são: levar informações sobre a UFABC e disseminar ciência aos alunos das escolas de ensino médio da região do ABC.

Uma das estratégias utilizadas no projeto é a participação dos próprios alunos da UFABC como palestrantes1.

O relato das experiências vindas diretamente dos alunos da Universidade permite que as atividades sejam mais descontraídas a esses estudantes de ensino médio e mostra que as possibilidades de ingresso em uma universidade pública de excelência são reais e totalmente alcançáveis.

Contatos

O projeto oferece duas modalidades de atendimento

Palestras: os palestrantes da UFABC vão até as escolas da região do ABC e proferem uma palestra com conteúdo direcionado aos estudantes de ensino médio. Tempo estimado: 1h30

Visitas monitoradas2: a UFABC abre suas portas e recebe estudantes de ensino médio em um de seus campi (Santo André ou SBC). Durante a atividade, os estudantes acompanharão uma palestra ministrada pelos próprios alunos da UFABC e terão oportunidade conhecer as dependências da Universidade, como biblioteca, laboratórios, auditório, diretório acadêmico e demais áreas de convivência. Tempo estimado: 3h

Edital de chamamento público para obtenção de patrocínio

Inscrições

Como faço para inscrever a minha escola?3

Temas abordados nas atividades

  • Apresentação da UFABC
  • Cursos ofertados
  • Projeto pedagógico da UFABC: O que são os Bacharelados interdisciplinares.
  • Formas de Ingresso: Enem; Sisu.
  • Pilares da UFABC: Pesquisa, Ensino e Extensão.
  • Como é a vida universitária na UFABC;
  • Divulgação de projetos científicos;
  • Políticas de cotas e de permanência;

1 Os estudantes da UFABC que ministram as palestras possuem diálogo constante com a equipe que coordena o projeto e participam frequentemente de reuniões para atualização de estratégias de apresentação e de conteúdo.

2 Diante da limitação de recursos, para participar de visita monitorada, as escolas públicas e particulares deverão arcar integralmente com os custos de transporte.

3 A inscrição NÃO garante a participação na atividade. As escolas serão atendidas de acordo com a ordem de inscrição e com a disponibilidade de recursos ofertados pelo projeto.

Registrado em: Comunicação
Fim do conteúdo da página