Página inicial > Administração > Obras > Notícias > Projeto da UFABC em Santo André ganha prêmio de arquitetura

Projeto da UFABC em Santo André ganha prêmio de arquitetura

A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) divulgou no último dia 11 de dezembro, a lista dos melhores de 2018. Na categoria “Obra de Arquitetura no Brasil”, o campus Santo André da UFABC, projetado pelos arquitetos Sandra Llovet e Cláudio Libeskind,  sagrou-se vencedor.

O projeto arquitetônico foi concebido entre 2006 e 2008, passando por complementações em 2012 e 2017. Atualmente o projeto elaborado pela Libeskindllovet Arquitetura, vencedor, entre 50 inscritos, do Concurso Nacional de Arquitetos, promovido pelo Ministério da Educação e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André, possui quase 100 mil metros quadrados, considerando as complementações e revisões.

Trata-se de um complexo universitário com seis edificações, sendo duas institucionais (Blocos A e B), uma cultural (Bloco C), o restaurante universitário (Bloco D), o complexo esportivo (Bloco E), e a torre do relógio (Bloco F).

Homenagem muito relevante para a Universidade Federal do ABC, ficando ao lado de outras significativas premiações, como a “Homenagem ao conjunto da Obra” da arquiteta paisagista Rosa Grena Klias, e o projeto da Capela para o Vaticano, na Bienal de Veneza, da arquiteta Carla Juaçaba, que ganhou em “Obra de Arquitetura no exterior”.

O júri foi composto por expressivas figuras da arquitetura brasileira, como Abilio Guerra, Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Guilherme Wisnik, Hugo Segawa, Luiz Recaman, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira de Camargo, Nadia Somekh e Renato Anelli.

Originada em 1951 como uma premiação de críticos de teatro, a APCA ampliou em 1972 o leque de críticos de outras manifestações culturais, como literatura, música, artes visuais, cinema e televisão. Em 2010, a APCA incorporou os críticos de arquitetura, premiando anualmente sete categorias. A cerimônia de entrega a todos os artistas contemplados neste Prêmio APCA acontecerá em data a ser marcada no primeiro semestre de 2019, ano em que a entidade celebrará sua 62ª Premiação.

Este é o segundo prêmio que a Universidade Federal do ABC recebe, sendo o primeiro de arquitetura. O anterior foi da ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, que premiou os projetos dos Blocos A e B como Obra do Ano em pré-fabricados de concreto, no ano de 2015.