Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

O projeto arquitetônico do Campus Santo André foi elaborado pelo escritório Libeskindllovet Arquitetos SS Ltda, vencedor da Licitação Pública Nacional na modalidade Concurso de Projeto, em janeiro de 2006, promovido pelo MEC e organizado pela Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, tendo a Prefeitura de Santo André como entidade conveniada. O Concurso teve por objetivo selecionar a proposta mais adequada para a implantação da Universidade Federal do ABC e que vem atender à demanda da região com reduzida presença de instituições públicas de ensino superior.

O projeto básico, concluído em maio de 2006, subsidiou o edital de licitação para a construção de todo o campus universitário, vencido pela Construtora Augusto Velloso. O projeto executivo foi elaborado no decorrer da obra liberando-o para a execução das obras.

Em outubro de 2009 a UFABC adquiriu outro terreno situado na Avenida dos Estados, nº 695, em frente ao atual campus para futura ampliação, e será interligado ao campus sede.

O inicio das obras ocorreu em setembro de 2006. A equipe de fiscalização da UFABC objetivava a conclusão do campus universitário no prazo estimado no cronograma, focando principalmente a execução dos edifícios institucionais (Blocos A e B), além do restaurante universitário. Tais Blocos foram entregues à comunidade acadêmica dentro do prazo previsto, suprindo as necessidades de espaços físicos emergenciais para atender às necessidades prementes. Por outro lado, a construtora não finalizou os demais Blocos, o que levou a equipe de fiscalização a acionar a garantia do contrato, devendo a UFABC receber uma indenização pelo não cumprimento total do contrato.

A partir da saída da Construtora Augusto Velloso da obra em 31 de março de 2011, novas licitações foram preparadas culminando com a contratação de duas outras construtoras para a finalização do campus universitário. A Construtora Hudson está responsável pela continuidade da execução da laje de circulação de pedestres (interligando todos os edifícios), reservatório de drenagem, galeria pluvial e parte das áreas externas, e a Projeção Engenharia está responsável pela continuidade das obras do edifício cultural (Bloco C) e da torre do relógio (Bloco F – mirante e reservatórios de água), além da outra parte das áreas externas.

As obras acima estão em plena execução desde o início do ano de 2012, sendo que apenas a edificação esportiva (Bloco E), em licitação, deverá ser iniciada no segundo semestre de 2012.

Paralelo a essas obras, a universidade contratou a Esteto Engenharia para realizar uma adequação no subsolo e nas coberturas das torres do Bloco A, transformando espaços inicialmente previstos para estacionamento e áreas de convivências em laboratórios e áreas administrativas. Estas obras de adequação estão em fase final, devendo ser concluídas também no segundo semestre de 2012.

Além das obras citadas, a universidade contratou o escritório NBC Arquitetura para elaborar o projeto executivo do Bloco Anexo, situado no terreno adquirido posteriormente. O projeto encontra-se em elaboração e subsidiará a contratação da obra, cuja previsão de término será no final de 2014. Um outro escritório de arquitetura está em fase de contratação para a elaboração do projeto executivo do Bloco L, situado atrás do restaurante universitário, no terreno principal do campus universitário. A meta para esta edificação é que tenha a obra concluída em meados de 2014.

Área Total:
Área Construída: 96.409,03m²


Mapa do Campus

Mapa do Campus Santo André

Registrado em: Santo André
Fim do conteúdo da página