Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Administração > Obras > Superintendência de Obras
Início do conteúdo da página

Superintendência de Obras

Um breve histórico

Até 2012, as obras da universidade possuíam duas coordenações distintas, sem vinculação entre elas. No final desse mesmo ano, foi criada a Coordenadoria Geral de Obras, com o intuito de atuar conjuntamente na gestão das obras dos dois campi.

Em 2014, a Reitoria instituiu a Superintendência de Obras, procurando aprimorar o atendimento às demandas necessárias para garantir a consolidação da UFABC. A Portaria da Reitoria nº 671, de 15 de agosto de 2014, cria a Superintendência de Obras da UFABC e define as diretrizes institucionais gerais da UFABC para o planejamento e a gestão de projetos, obras e espaços físicos (Boletim de Serviço nº 395, de 19/08/2014, páginas 11 e 12).

A estrutura anterior da Superintendência de Obras englobava a Coordenação de Obras de Santo André e a Coordenação de Projeto e Obras de São Bernardo do Campo.

Cada Coordenação de Obras tinha a sua própria maneira de tratar a elaboração de projetos, gerenciamento de obras, elaboração de documentações e tratativas junto à comunidade acadêmica. Os projetos, documentações técnicas e documentações legais ficavam sob a guarda de cada respectiva Coordenação de Obras.

As diretrizes destes dois setores eram definidas pela Superintendência de Obras.

O quadro de servidores da Superintendência e das Coordenações de Obras em 2016 eram os seguintes:

  • SPO: 01 Superintendente Interina (Docente), 01 Assistente em Administração.
  • COSA: 01 Coordenador (Arquiteto), 01 Técnico em Edificações e 01 Administrador.
  • COSBC: 01 Coordenador (Tecnólogo em Construção Civil), 01 Tecnólogo em Construção Civil, 01 Assistente em Administração, 01 Engenheiro Eletricista, 01 Engenheira Civil e 02 Arquitetos.

Com o volume das atividades em andamento nos dois campi da Universidade e os que ainda necessitam ser desenvolvidos para a consolidação da UFABC, foi possível identificar que a estrutura anterior já não se mostrava adequada para assegurar os melhores resultados que garantissem o atendimento das necessidades da comunidade acadêmica, o cumprimento de prazos e a qualidade da construção dos espaços físicos e instalações de uma forma unificada e que padronize as concepções da universidade.

Em 2016, a Reitoria determinou a reestruturação dos setores responsáveis por estas atividades com o intuito de garantir a continuidade das ações que já atendem às demandas da comunidade e reforçar a estrutura de modo a potencializar a sua capacidade e qualidade de atendimento. A proposta foi a de formar um setor forte, mas com o otimização de custos e recursos condizentes, para garantir o nível de serviço pretendido.

Com a nova estrutura, as Coordenações de Obras foram extintas, dando lugar a três Divisões: Obras; Planejamento e Controle; e Projetos. Houve uma redistribuição de servidores entre os campi, de forma a obter ganhos de eficiência e eficácia nas atividades.

Missão, Visão e Valores da SPO

Missão

Atender com excelência às demandas da UFABC, pela disponibilização de espaços físicos e instalações que assegurem a funcionalidade, segurança e qualidade do ensino, extensão e pesquisa da universidade de forma sustentável e padronizada entre os campi.

Visão

Ser setor eficiente, reconhecido pela qualidade dos serviços prestados e relacionamento com a comunidade acadêmica da UFABC.

Valores

  • Integridade
  • Comprometimento
  • Transparência nas informações
  • Valorização humana
  • Melhoria contínua
  • Inovação
  • Sustentabilidade

Aprimoramentos esperados com a nova estrutura

  1. Adequar as tratativas junto à comunidade acadêmica, de forma a obter e formalizar as informações precisas dos requisitos para o projeto dos espaços, com a finalidade de minimizar a ocorrência de alterações emergenciais no decorrer da execução da obra.
  2. Aprimorar a elaboração dos Termos de Referência e Projetos Básicos, aumentando a qualidade e a precisão das informações, com o objetivo de diminuir as lacunas que possibilitam a contratação de empresas com baixa condição de atender aos editais no decorrer da execução.
  3. Aprimorar a padronização dos planejamentos e ações.
  4. Promover a parceria e aprimorar o relacionamento entre a Superintendência de Obras e a Prefeitura Universitária, gerando ganhos e velocidade nos atendimentos à Universidade.
  5. Providenciar pessoal e local adequado e seguro para a guarda dos arquivos de desenhos, documentações técnicas e legais dos campi.
  6. Responsabilizar-se pela incorporação e gerenciamento de todo o histórico oriundo de tratativas junto às áreas demandantes que resultaram em definições e diretrizes para a execução de projetos ou de readequações necessárias, independente da mudança de profissionais terceirizados das gerenciadoras de obras por motivo de encerramento de contrato de prestação de serviços.
  7. Promover a padronização das definições e tratativas e a unificação dos processos de licitação entre os campi da universidade.
  8. Elaborar e manter a atualização das documentações gerenciais, de forma clara e objetiva, com o objetivo de munir a Reitoria das informações necessárias para a determinação das diretrizes da universidade.
  9. Planejar a sustentabilidade dos prédios e instalações para que seja possível garantir a futura manutenção dos campi com as verbas de manutenção estipuladas para essa finalidade.

Atribuições

Superintendente: Gestão estratégica dos projetos e obras da UFABC, em atendimento as orientações da Reitoria e com base no Plano de Desenvolvimento Institucional. Definição de diretrizes, planos diretores, orçamentos, disponibilização de verbas e planejamento estratégico. Atua na interface da SPO com a Reitoria, dirigentes, entidades públicas e privadas em assuntos referentes à obras da UFABC. Realiza a gestão macro dos contratos das empresas prestadoras de serviços de engenharia e arquitetura, referente aos projetos e obras da UFABC. Acompanha as medições pagas e saldos contratuais, prazos executivos, etc. Realiza a supervisão da gestão dos projetos desenvolvidos pelos arquitetos para os campi da UFABC. Coordena e fiscaliza os contratos de engenharia e arquitetura dos projetos e obras. Aprova medições de serviços realizados pelas empresas. Fiscaliza o atendimento aos prazos e a qualidade dos projetos e obras. Atua na gestão da empresa de gerenciamento de obras.

Guilherme Madeira

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

3356-7691 (SA)
2320-6063 (SBC)

Apoio técnico: Acompanha as medições pagas e saldos contratuais, prazos executivos, etc. Elabora Termos de Referência e Projetos Básicos para a realização de licitações. Coordena e fiscaliza os contratos de engenharia e arquitetura dos projetos e obras. Aprova medições de serviços realizados pelas empresas. Fiscaliza o atendimento aos prazos e a qualidade dos projetos e obras.

Alessandro Alves

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2320-6062 (SBC)

Registrado em: Obras
Fim do conteúdo da página