Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Currículos

dacio

Dácio Matheus (reitor)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003).

Atuou na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (1986 - 2008) tendo dirigido diversas áreas do executivo e de pesquisa: foi Diretor Geral do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, Diretor da Divisão de Áreas Especialmente protegidas, Diretor de Operações da Fundação Florestal (Unidades de Conservação) e do Jardim Botânico de São Paulo. Presidiu a Rede Brasileira de Jardins Botânicos e presidiu a Comissão Nacional de Jardins Botânicos, ligada ao Ministério do Meio Ambiente.

Atualmente é professor titular da Universidade Federal do ABC e professor credenciado nos programa de pós-graduação em Biodiversidade vegetal e meio ambiente, do Instituto de Botânica, no programa de Biotecnologia da Universidade de São Paulo e do programa de Ciência e Tecnologia da UFABC. Tem experiência nas áreas de Microbiologia Aplicada e Conservação da Natureza, tendo orientado 16 trabalhos de conclusão de curso,12 iniciações científicas, 7 monografias de especialização, 8 mestrados e 6 doutorados. Coordena projeto CNPq de criação do Núcleo de Estudos em Agroecologia e produção orgânica da UFABC, com ações de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Na UFABC foi coordenador do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), da Engenharia Ambiental e Urbana, e do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, tendo exercido o cargo de vice-reitor no período de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2018.

wagner

Wagner Carvalho (vice-reitor)

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1997).

Fez estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas e estágio no Centre for Surface Chemistry and Catalysis, University of Leuven (K.U.Leuven), Belgium. Foi professor titular e coordenador do curso de Bacharelado em Química da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Atualmente é professor associado da Universidade Federal do ABC, onde é orientador de mestrado/doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química. Coordenou o Bacharelado em Química, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química e o Doutorado Acadêmico Industrial.

Tem experiência na área de Química, com ênfase em catálise e processos de adsorção, e atividades de pesquisa nos seguintes temas: reações de conversão de polióis e lignina; controle ambiental; preparo e caracterização de peneiras moleculares, MOFs, zeólitas naturais, argilas, nióbio e carvões ativados; reaproveitamento de resíduos industriais e subprodutos da agricultura.

Atuou como pró-reitor adjunto de pós-graduação da UFABC no período de 2016 a 2018.

Registrado em: Reitoria
Fim do conteúdo da página