Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Currículos

Klaus Capelle (reitor)

Klaus Capelle possui graduação (1989), mestrado (1993), doutorado (1997) e livre-docência (2005) em Física pela Universität Würzburg (Alemanha) e um segundo mestrado em Física pela University of New Mexico at Albuquerque (EUA, 1991).

A interdisciplinaridade tem sido a linha-mestra da sua formação acadêmica: durante sua graduação cursou, também, disciplinas de Química; durante o mestrado, disciplinas de Astronomia e, durante o doutorado, disciplinas de Filosofia. Sua dissertação de mestrado de 1993 e sua tese de doutorado de 1997 ganharam, nas suas respectivas categorias, o prêmio de melhor do ano da Faculdade de Física e Astronomia da Universidade Würzburg.

Fez pós-doutorado com bolsa da Fapesp no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP, 1997-1998) e foi bolsista Jovem Pesquisador da Fapesp no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC/USP, 1999-2003), passando períodos como pesquisador visitante na University of Missouri at Columbia (EUA), na University of Bristol (Inglaterra), University of Lund (Suécia) e Freie Universität Berlin (Alemanha). De 2003 a 2006 foi professor doutor da Universidade de São Paulo (IFSC/USP) e, de 2006 a 2009, professor associado da mesma instituição. Desde 2009 é professor titular da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Klaus Capelle é bolsista produtividade nível 1-B do CNPq, foi pesquisador principal de um projeto temático da Fapesp, é membro de conselhos de várias revistas, tem em torno de 90 trabalhos publicados e mais de 120 apresentações de trabalhos em eventos nacionais ou internacionais nas áreas de física da Matéria Condensada e de Química Quântica. Em 2011, recebeu o Certificate of Appreciation da Sociedade Americana de Química (ACS) e, em 2012, o prêmio Outstanding Referee da Sociedade Americana de Física (APS), nos dois casos pelos serviços de parecerista e avaliador de trabalhos científicos.

Na UFABC foi Pró-Reitor de Pesquisa no quadriênio 2010 a 2014. Em dezembro de 2013, foi eleito Reitor da UFABC para o quadriênio 2014 a 2018.

Dácio Roberto Matheus (vice-reitor)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003).

Atuou na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (1986 - 2008) tendo dirigido diversas áreas: Diretor Geral do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, Diretor da Divisão de Áreas Especialmente protegidas, Diretor de Operações da Fundação Florestal (Unidades de Conservação) e do Jardim Botânico de São Paulo.

Atualmente é professor titular da Universidade Federal do ABC e professor credenciado no programa de pós-graduação em Biodiversidade vegetal e meio ambiente, do Instituto de Botânica, e no programa de Biotecnologia da Universidade de São Paulo.

Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biorremediação, biotecnologia, biodegradação, poluentes orgânicos persistentes e basidiomicetos.

Registrado em: Reitoria
Fim do conteúdo da página