Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > A Extensão Universitária e sua expressiva representatividade para a UFABC

A Extensão Universitária e sua expressiva representatividade para a UFABC

O entendimento sobre a relevância das ações extensionistas tem alcançado cada vez mais espaço no âmbito das Universidades. Por meio da Extensão, a UFABC busca estreitar as relações da instituição com outros setores da sociedade e promover transformações nas pessoas, motivando esses atores externos a se apropriarem do espaço universitário.

ptodos

No último dia 27 de setembro, no campus de São Bernardo do Campo, aconteceu uma das ações que mais simbolizam os esforços extensionistas da instituição, o “UFABC para Todos”. Promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, a nona edição do evento abriu as portas da Universidade para a comunidade regional e recebeu milhares de pessoas, sendo a maioria estudantes de ensino médio. De acordo com o Pró-reitor, Leonardo Steil, o “UFABC para Todos é um momento de festa em nossa Universidade e essencial para que a comunidade externa possa conhecer melhor a UFABC. Além disso, ficamos muito felizes em contar com engajamento de grande parte de nossa comunidade interna na construção deste evento.”

audiencia

Além de efetivar diversas práticas extensionistas, nossa jovem UFABC também vem assumindo o importante papel de interlocutora dos fundamentos e procedimentos para a Extensão Universitária no cenário nacional. Recentemente, no dia 17 de setembro, Daniel Pansarelli, Pró-reitor de Extensão e Cultura na última gestão e ex-presidente do Forproex (Fórum de Pró-reitores de Extensão), foi um dos condutores de uma audiência pública, convocada pelo Conselho Nacional de Educação do MEC, onde foram apresentadas e discutidas as diretrizes para regulamentação da Extensão nas Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Para a consolidação da Extensão como um dos fios condutores da UFABC, a instituição mantém-se empenhada em encorajar e debater, constantemente, suas práticas neste âmbito.  Assim, para além do importante entendimento desta vertente, enquanto elemento indissociável da Pesquisa e do Ensino, nossa Universidade reconhece e conduz a Extensão considerando, também, sua essencial singularidade.

nossafederal extenso verde

Assessoria de Relações Públicas