Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > Informe Reitoria: recomendações oficiais sobre o novo Coronavírus

Informe Reitoria: recomendações oficiais sobre o novo Coronavírus

Esta nota também está disponível em inglês. (This report is also available in english)

A Universidade Federal do ABC está acompanhando informações sobre casos positivos do novo coronavírus em São Paulo, assim como as recomendações oficiais divulgadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (ligada à Organização Mundial da Saúde), pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado.

Recomenda-se aos membros da comunidade universitária, em especial aos egressos de viagem recente a algum dos países com registro de transmissão do novo coronavírus, caso apresentem febre, tosse e falta de ar, procurarem os serviços de saúde pública para notificação e obtenção de orientação e assistência médica adequadas.

Como medida cautelar, vale reiterar práticas que ajudam na proteção contra doenças provocadas por diversos agentes patogênicos, dentre eles, o coronavírus. A seguir, reforçamos algumas recomendações básicas e amplamente difundidas por órgãos profissionais de saúde e de comunicação:

• Lavar as mãos com frequência, por pelo menos 20 segundos, usando água, sabonete e desinfetante apropriado à base de álcool;
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, bem como o contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível, ao espirrar ou tossir é preferível cobrir o nariz e a boca com a manga da camisa (“espirrar no cotovelo”) do que fazê-lo com as mãos.

Mais informações e atualizações sobre o coronavírus estão disponíveis nos sites abaixo:

Pessoas externas à UFABC em situação de mobilidade internacional serão individualmente contatadas pela Universidade para receber essas informações.

Cordialmente,

Reitoria • UFABC