Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > Sobre as recentes tentativas de coibir-se a livre manifestação no contexto universitário

A Universidade Federal do ABC (UFABC) tem acompanhado, com consternação, as ações ocorridas nos últimos dias, em diversas universidades, na tentativa de coibir-se discussões a favor da democracia e debates acerca dos riscos do fascismo em nossa sociedade.

Também, a UFABC manifesta preocupação com quaisquer tentativas - principalmente àquelas que envolvam violência física - de cerceamento da livre manifestação, compromete-se a acolher qualquer membro de sua comunidade que se sinta coagido e corrobora o recente posicionamento emitido por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em defesa da liberdade de informação e de aprendizado.

A universidade e os movimentos estudantis possuem protagonismo histórico na construção democrática do Brasil e, enquanto espaço público de ensino, a UFABC se manterá firme na defesa dos direitos civis, da inclusão social, do amplo debate, da livre manifestação de opinião, da autonomia universitária e de todas as demais prerrogativas garantidoras da democracia.

Marcador(es):