Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > Sobre o caso envolvendo aluna com presença de seu filho em sala de aula

Sobre o caso envolvendo aluna com presença de seu filho em sala de aula

A Reitoria tomou conhecimento sobre o caso envolvendo uma aluna que foi impedida de acompanhar aulas, por solicitação da docente responsável pela disciplina, em decorrência da presença de seu filho em sala.

Assim que o caso chegou ao conhecimento da Reitoria, como primeira medida, foi realizado o acolhimento da estudante, por meio das Pró-reitorias de Graduação e de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas. Ainda, a UFABC, atendendo à solicitação da discente, garantiu que ela já pudesse cursar a mesma disciplina em outra turma e a orientou para que apresentasse queixa aos órgãos de controle da instituição, que são responsáveis pela oitiva das partes e procedem à apuração dos fatos, segundo critérios que regem o comportamento disciplinar dos servidores públicos federais.

Cotidianamente, a UFABC tem reiterado seus esforços para garantir que os espaços da Universidade sejam propícios à convivência de todas as pessoas, com especial atenção às mães e pais. Dentre as medidas existentes e recém implantadas, estão: o auxílio creche para filhos de estudantes, disponibilização de fraldários e de cadeirões nos restaurantes universitários e política de precificação diferenciada para alimentação do público infantil. Além disso, a reitoria mantém diálogo aberto e constante com entidades representativas e coletivos de mães e pais, tendo constituído em junho passado um grupo de trabalho específico para elaborar uma política voltada ao seu atendimento.

A UFABC repudia qualquer ato que implique na exclusão de direitos, e reafirma sua posição de sempre procurar manter um ambiente no qual todas as pessoas tenham reconhecimento e amparo, dentro e fora da sala de aula. Quaisquer situações de constrangimento não condizem com os preceitos inclusivos defendidos por nossa Universidade

A Reitoria acompanha o caso e permanece atenta a temas dessa natureza, contando com apoio de todas e todos para garantir o respeito à pluralidade

UFABC

Marcador(es):