Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > UFABC passa a integrar a Associação de Universidades Grupo Montevideo

UFABC passa a integrar a Associação de Universidades Grupo Montevideo

O Reitor Dácio Matheus assinou convênio de cooperação com a Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), no dia 12 de dezembro, o que permitirá à UFABC expandir seu processo de internacionalização, por meio da abertura de espaços de cooperação com diversas universidades públicas estatais de países sul-americanos. Além de quinze universidades públicas brasileiras, integram a rede AUGM quatorze instituições argentinas, quatro paraguaias, quatro chilenas, duas bolivianas e uma uruguaia.

A Associação de Universidades Grupo Montevideo, que é governada por um Conselho de Reitores, compõe uma rede de instituições públicas e autônomas que compartilham suas semelhanças em estruturas acadêmicas e em níveis de serviços para o desenvolvimento de atividades de cooperação. Dentre seus objetivos, destaca-se a contribuição para o fortalecimento e consolidação de recursos humanos de alto nível em pesquisa científica, tecnológica, bem como em inovação, adaptação e transferência de tecnologias em áreas estratégicas. Também se propõe a manter interação de seus membros com a sociedade e a promover treinamento contínuo, focado no desenvolvimento de populações do entorno das universidades.

A AUGM mantém grupos, programas e ações que se dedicam a atividades científicas, técnicas, de ensino, desenvolvimento e extensão relacionados a disciplinas específicas, além de discussões com enfoque multi e interdisciplinar de temáticas estratégicas de natureza transversal e regional e não nacional. Há iniciativas regulares que promovem a mobilidade acadêmica de professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como a interação de gestores das instituições. A Associação promove ainda ações de incentivo a jovens cientistas, atividades conjuntas com governos locais e, anualmente, um seminário internacional.

As principais alternativas de acordo entre as universidades são os Comitês Acadêmicos e os Núcleos de Disciplinas. Conforme definição da AUGM, os Comitês Acadêmicos “são grupos acadêmicos técnicos projetados para abordar, com uma abordagem multi e interdisciplinar, grandes configurações temáticas qualificadas como estratégicas, porque são de natureza transversal e regional, e não nacional, e são compostas pela oferta acadêmica técnico-científica integrada das Universidades do Grupo”. A Associação possui os seguintes Comitês Acadêmicos: Acessibilidade; Agroalimentar; Águas; Atenção Primária à Saúde; Ciências Políticas e Sociais; Desenvolvimento Regional; Energia; Gênero; História, Regiões e Fronteiras; Meio Ambiente; Processos cooperativos e associativos; Saúde Animal; Saúde Humana.

Por sua vez, os Núcleos Disciplinares “são grupos acadêmicos técnicos correspondentes a uma disciplina de interesse comum, em que cada universidade-membro oferece sua disponibilidade, tanto em pessoal altamente qualificado, quanto em recursos materiais para atividades científicas, técnicas, de ensino, de desenvolvimento, extensão”. A Associação possui os seguintes Núcleos Disciplinares: Biofísica; Ciência e Engenharia de Materiais; Educação para Integração; Ensino de espanhol e português como L2 / LE; Avaliação Institucional; Planejamento Estratégico e Gestão Universitária; Engenharia Mecânica e de Produção; Literatura, Imaginários, Estética e Cultura; Matemática Aplicada; Produtos naturais bioativos e suas aplicações; Geotecnologias e Ciências Atmosféricas; Tecnologias de Informação e Comunicação; Virologia Molecular.

A relação das universidades que atualmente compõem o corpo de membros da AUGM pode ser acessada em: http://grupomontevideo.org/sitio/universidades-miembro/

Na UFABC, o ponto de contato da AUGM será a Assessoria de Relações Internacionais (ARI). Informações adicionais podem ser obtidas no portal da instituição: http://grupomontevideo.org/sitio/

Foto: Samuel Obaiassi

Marcador(es):