Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > UFABC recebe Universidad Autónoma de Zacatecas e discute cooperação

UFABC recebe Universidad Autónoma de Zacatecas e discute cooperação

A Universidade Federal do ABC e a Universidad Autónoma de Zacatecas, do México, darão início a um processo de colaboração nas esferas acadêmica e administrativa. A aproximação entre as instituições nasceu de iniciativa da universidade mexicana que busca implementar um modelo pedagógico semelhante ao da UFABC, bem como fazer uso de algumas das soluções de gestão em prática na nossa Universidade.

A comitiva mexicana foi composta pelos doutores Raúl Delgado Wise (Director de la Unidad Académica en Estudios del Desarrollo) e Edgar Zágayo Lau (Responsable del programa). A vinda dessa comitiva mexicana é o segundo momento dessa interação, que se iniciou com a ida do Reitor Dácio Matheus àquela universidade, entre 12 e 16 de novembro de 2018, atendendo a um convite da instituição.

Os docentes estrangeiros realizaram encontros com o Reitor, Pró-Reitores, membros da equipe de gestão da UFABC, além de docentes e técnicos administrativos, na busca de informações sobre a estrutura e funcionamento da UFABC. A Universidad Autónoma de Zacatecas servirá como exemplo norteador para mudanças que o governo mexicano realiza em sua educação superior.

O fato da instituição ter buscado referências no projeto pedagógico da UFABC é um elemento adicional à satisfação gerada por esse contato e motivo de orgulho para nossa Universidade. Nos encontros, os representantes discutiram ainda as políticas atuais do Governo do México para o ensino superior e as modificações no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (Conacyt).

Como desdobramento das tratativas em curso, os docentes mexicanos também realizaram visita ao Núcleo de Estudos Estratégicos sobre Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade (NEEDDS), no campus São Bernardo do Campo, onde se reuniram com representantes do Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial. Tendo havido um enlace bastante positivo, esse Programa da UFABC deverá formalizar acordo específico com o Programa de Doctorado en Estudios del Desarrollo, de Zacatecas, o que ocorrerá na sequência do termo de cooperação institucional e acadêmica a ser firmado inicialmente.

Foto: Letícia Gouveia
Marcador(es):