Página inicial > Artigos > UFABC e o Campus São Bernardo

UFABC e o Campus São Bernardo

Publicado: Quinta, 27 de Março de 2008, 14h13

Texto do reitor, professor Luiz Bevilacqua, sobre a expansão da UFABC,norteada pelo natural conceito unificador da instituição e baseada emuma discussão sobre os novos focos de conhecimento que serão explorados.

A Universidade Federal do ABC é um sistema integrado cujo projetocontempla a existência de vários campi . É assim que a UFABC deve serentendida. Ignorar este conceito unificador é empobrecer os conceitosbásicos sobre os quais ela este sendo construída. Freqüentemente surgemperguntas sobre os cursos a serem implantados em outros sítios,particularmente São Bernardo, onde a UFABC já conta com uma área parainiciar novas construções. Talvez alguns pensem na Universidade como umconjunto de unidades com vidas totalmente autônomas. Não deve serassim. A UFABC é única e todos os campi devem ser inter-relacionadosparticipando de uma troca interdisciplinar que é hoje indispensávelpara o progresso da ciência.

A expansão natural e desejável da UFABC deve antes de tudo serdiscutida em termos de focos de conhecimento. Quais os novos focos deconhecimento a serem explorados? Esta é uma pergunta fundamental. Emsegundo lugar poderá ser discutido como os vários focos de conhecimentodevem se distribuir dentre as Unidades da UFABC de modo a maximizar aprodução de seu projeto acadêmico.

Ora a UFABC estáiniciando seus cursos num modelo absolutamente inovador que pretendeser coerente com a direção e a velocidade com que se desenvolvemciência e tecnologia nos nossos dias e com as novas demandas deformação superior. Isto já é uma tarefa extremamente difícil porque sedesvia do modelo clássico que de fato está entranhado na cultura atuale que sem dúvida prestou grandes serviços ao desenvolvimento social eainda pode prestar. Estamos desbravando novos caminhos e éabsolutamente necessário que se compreenda que esta tarefa deve sercuidadosa e sem precipitações.

Entenda-se e deve serexplicitado sem medo de críticas que estamos numa trilha absolutamenteoriginal. Esta originalidade não nasce da vontade de ser diferente masde ser consistente com o futuro que invade rapidamente o nossopresente, que comprime a história no tempo. Toda vez que isto acontece,em semelhança a certos fenômenos físicos, forma-se uma onda de choque.Estamos passando por onda de choque e quem ignorar isso ficaráirremediavelmente para trás. A construção na interface dessa onda dechoque, isto é, na época de transição por que estamos passando exigemuito cuidado para que passado e futuro se descolem com o mínimo dedanos.

As condições de compatibilidade nessa interface sãomuito delicadas e não podem ser tratadas para atender a critérios quenão sejam estritamente acadêmicos. Pode-se entender a ansiedade degrupos sociais, órgãos de governo, agências, meios de comunicação emter definições imediatas, mas é impossível andar com o passo que muitosdesejam sem comprometer a qualidade de uma Universidade que pretendeser adequada para o século XXI. Não se pode por a perder um projeto comtantas chances de sucesso para atender a demandas que não estejamalinhadas com a estrita preservação da qualidade acadêmica.

Dentro desses pressupostos fundamentais o que pode ser dito agora é quena perspectiva da proposta inicial, além dos focos de ciência etecnologia há ainda um foco fundamental a ser implantado. Trata-se doInstituto de Cognição. O tema compõe atualmente o Centro de Matemática,Computação e Cognição mas é necessário que se crie um nova unidade ondehaja convergência de outras áreas de conhecimento. Assim em torno desteInstituto e para atender a orientação essencialmente interdisciplinardesse tema deverão se criar competências em outras áreas que poderãodar origem a um centro de Ciências Humanas e Sociais com ênfases emFilosofia, História, Economia para dar alguns exemplos.

Esta é a direção que se prevê para a expansão da UFABC. A distribuiçãodessas competências pelos diversos campi será feita para atender melhoro desempenho acadêmico de alunos e a produção científica dauniversidade. A implatação desse Instituto em São Bernardo é umahipótese viável.

A curto prazo, estamos tratando daimplantação de diversos cursos de extensão específicos paraorganizações sociais e focados no perfil e interesses da comunidadelocal. Esta é uma função da universidade que avança paralelamente àformação de pessoal com grau superior e ao progresso da ciência e datecnologia.

Estamos procedendo aos estudos preliminares paraa construção do novo campus que serão necessários em qualquer hipótese.A Universidade trabalha no levantamento de informações técnicas doterreno onde será construído o Campus. A área, adquirida junto àprefeitura da cidade situa-se atrás do Ginásio Poliesportivo no BairroAnchieta.

Professor Luiz Bevilaqcua
Reitor da Universidade Federal do ABC