Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do Grande ABC 2019

A região do Grande ABC é notadamente reconhecida por sua densidade industrial, bem como por deter sindicatos participativos, instituições de ensino de atuação destacada e entidades da sociedade civil bastante representativas, que vão além dos limites de cada um de seus municípios. Na atualidade, a região se depara com oportunidades e desafios relacionados ao seu fortalecimento científico, tecnológico e inovativo, como alternativas de competitividade e de dinamismo econômico.

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 16ª SNCT é de 21 a 27 de outubro de 2019.

 

Este ano a semana será inspirada pelo tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". A Bioeconomia é uma economia sustentável, que reúne todos os setores da economia que utilizam recursos biológicos. Essa atividade econômica é dependente de pesquisa em biociências, tecnologias de informação, robótica e materiais; visa transformar o conhecimento e novas tecnologias em inovação para indústria e sociedade.

 

Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), a bioeconomia movimenta no mercado mundial cerca de 2 trilhões de Euros e gera cerca de 22 milhões de empregos.

 

Minicurso

O minicurso visa capacitar docentes, discentes e pesquisadores em geral para a obtenção de informações tecnológicas de patentes e a utilização destas como insumo à P&D de forma a possibilitar a concretização de pesquisas inovadoras com potencias resultados de impacto econômico e social.

Prêmio de Inovação

Visa reconhecer e divulgar esforços inovadores já inseridos no mercado por empresas e com potencial para lançamento comercial.

Lei do bem

Contribuições dos incentivos fiscais da Lei do Bem para P&D+I no Brasil.

Semana Nacional
de CT&I 

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições no país. 

Realização