Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Concursos > Docentes > Procedimentos e documentações
Início do conteúdo da página

Procedimentos e documentações

O sistema de avaliação apresenta variações de acordo com o cargo pretendido. O requisito básico para integrar o corpo docente da UFABC é:

  • Professor Visitante: Possuir título de doutor com validade nacional
  • Professor Adjunto: Possuir título de doutor com validade nacional
  • Professor Titular: Possuir título de doutor com validade nacional há, no mínimo, 10 anos

Professor Visitante

Eventualmente, a UFABC realiza concursos para contratação de professores visitantes (por tempo determinado) em Processo de Seleção Simplificado, conforme disposto na Resolução ConsEP nº 176/2014.

Professor Adjunto

  • A inscrição do candidato implicará ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas no Edital de Condições Gerais, disponível no site da UFABC: www.ufabc.edu.br, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento.
  • O acompanhamento dos editais, avisos e comunicados referentes ao concurso público é de responsabilidade exclusiva do candidato, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. Todo o processo deverá ser acompanhado pelo site da UFABC: www.ufabc.edu.br
  • A inscrição será efetuada mediante preenchimento de requerimento dirigido ao Reitor da Universidade Federal do ABC, requerimento este que constará no site da UFABC: www.ufabc.edu.br no período das inscrições, acompanhado dos documentos constantes no Edital e encaminhados à Divisão de Concursos da UFABC, exclusivamente por SEDEX ou similar, com a data máxima de postagem até o último dia de inscrição, endereçado à:
    • Fundação Universidade Federal do ABC
      Superintendência de Gestão de Pessoas
      Divisão de Concursos
      Av. dos Estados, 5001 - Bairro Bangu
      Santo André - SP
      CEP 09210-580
  • IMPORTANTE: É expressamente proibida a complementação da documentação exigida no Edital, fora do prazo fixado para inscrição.
  • O concurso é composto pelas seguintes etapas: inscrição (sujeita à homologação); prova escrita (de caráter eliminatório e classificatório); prova de análise de currículo (de caráter classificatório); prova de defesa de projeto de pesquisa (de caráter eliminatório e classificatório); prova de didática (de caráter eliminatório e classificatório).
  • Caberão recursos contra os pareceres e as decisões da Comissão Julgadora, somente no caso de irregularidades legais e inobservância das normas pertinentes ao concurso constantes em Edital.
  • Os candidatos que vierem a ser nomeados e empossados estarão sujeitos ao Regime Jurídico dos Servidores Civis da União, instituído pela Lei nº 8.112, de 11/12/1990, e alterações subsequentes, e pelas normas em vigor na UFABC.
  • A qualquer tempo, poderão ser anuladas a inscrição, as provas, a nomeação e a posse do candidato, caso seja verificada falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nas provas e/ou nos documentos apresentados.
  • A UFABC não se responsabiliza pelas despesas decorrentes da participação do candidato em qualquer fase e/ou procedimentos do concurso.
  • O prazo de validade dos concursos públicos é de 12 (doze) meses, a contar da data de publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período, de acordo com art. 37, inciso III da Constituição Federal c/c o art. 19, do Decreto nº 6.944, de 21/08/2009.

Professor Titular

Aguardando novas instruções do Ministério da Educação.

Registrado em: Concursos
Fim do conteúdo da página