Página inicial > Divulgação Científica > Destaques > Pesquisa sobre parâmetros de soldagem tem aplicação em aços na indústria automotiva

Uma tese do Doutorado Acadêmico Industrial (DAI) no programa de pós-graduação de Nanociência e Materiais Avançados apresentou bom resultado no estudo de soldagem de aços com aplicação na indústria automotiva, segundo a autora do trabalho, Mainã Portella Garcia. Com título “Influence of welding heat input on microstructure, mechanical properties and corrosion behaviour of highstrength steels”, a apresentação em banca avaliadora ocorreu no início de fevereiro. A pesquisa destaca a influência dos parâmetros de soldagem nas propriedades finais dos aços de alta resistência.

Mainã explica que o estudo abordou a influência do heat input (aporte térmico) do processo de soldagem em aços de alta resistência, considerando as propriedades mecânicas e o comportamento da corrosão. Segundo ela, o ciclo térmico imposto nesse processo provoca grandes mudanças microestruturais na região soldada o que afeta a resistência à corrosão. “Com a utilização de diversas técnicas, foi possível verificar a formação de um par galvânico entre solda e metal de base, com o cordão de solda agindo como cátodo e o metal de base como ânodo” — revela a pesquisadora. Ela acrescenta que a composição química e os precipitados de cada região determinaram o comportamento de corrosão das juntas soldadas.

Mainã diz que esse tipo de investigação na área dos aços de alta resistência é vasto e que o objetivo dela agora é direcionar o foco da pesquisa para a influência de alguns elementos ligantes, como o nióbio, nas propriedades mecânicas dos aços de alta resistência. Com a conclusão do curso na UFABC, Mainã iniciou este ano no exterior a pesquisa com a nova abordagem.

Ela destaca que a participação no DAI foi primordial no desenvolvimento e financiamento do doutorado, destacando o modelo do programa como um caminho para a realização de pesquisas de ponta com resultados e ganhos para ambos os lados (empresa e universidade). Mainã ressalta que esse formato permite ao aluno evoluir em um ambiente mais interdisciplinar, pois é preciso saber se comportar no ambiente da indústria e no acadêmico. A pesquisadora conclui dizendo que a principal vantagem do DAI é a possibilidade do aluno ampliar sua rede de contatos, aumentando as oportunidades de trabalho e estudo.

Na UFABC, Mainã contou com orientação dos professores Gerson Mantovani e Renato Antunes e teve como supervisor industrial na Mercedes-Benz o gerente Mauro Paraíso.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Destaques