Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divulgação Científica > Destaques > Pesquisadores da UFABC avaliam tecnologias de geração de energia a partir de RSU
Início do conteúdo da página

Pesquisadores da UFABC avaliam tecnologias de geração de energia a partir de RSU

Um grupo de pesquisadores da UFABC, sob a coordenação do professor Gilberto Martins, atuou no projeto estratégico ‘Arranjos técnicos e comerciais para inserção da geração de energia elétrica a partir de biogás oriundo de resíduos e efluentes líquidos na matriz energética brasileira’. O referido projeto de pesquisa recebeu suporte financeiro da Petrobras, concedido por meio da Chamada nº 014/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

O grupo analisou as principais tecnologias de recuperação energética a partir de resíduos sólidos urbanos (RSU), como: incineração, gaseificação, plantas de digestão anaeróbia e processos de captação do biogás de aterros. Foram avaliadas, também, configurações de arranjos híbridos mesclando diferentes tecnologias, como: incineração + plantas de digestão anaeróbia e gaseificação + plantas de digestão anaeróbia. As avaliações consideraram a implantação, em escala comercial, de unidades nos aterros sanitários que estão em operação no Estado de São Paulo. 

Segundo os pesquisadores, o estudo pode contribuir para que gestores de aterros e agentes públicos possam direcionar políticas públicas à implantação de tecnologias para recuperação energética de resíduos nos principais aterros administrados por consórcios municipais, contribuindo para a geração de energia limpa. “Os resultados identificaram um potencial de geração de energia elétrica a partir do RSU suficiente para atender 21,07% da demanda residencial e 6,34% da demanda total do Estado de São Paulo”, afirmam. 

O trabalho foi aceito para publicação num periódico classificado pela CAPES como A1. O estudo completo está disponível no Journal of Cleaner Production

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Registrado em: Destaques
Fim do conteúdo da página