Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas de Egressos > A Universidade e a Divulgação Científica

A Universidade e a Divulgação Científica

Ainda que haja constantes propostas de mudanças e atualizações nos conteúdos, recursos e métodos pedagógicos, o limitado alcance da educação formal e a acelerada transformação da realidade social parecem resultar na insuficiência ou mesmo no esgotamento desta instância como processo educativo. Neste sentido, surge uma considerável demanda por formas e lugares mais flexíveis e abrangentes para educar a sociedade sobre ciência e tecnologia.

Além disso, é possível considerar que o indivíduo está imerso em um ambiente de educação integral, ou seja, a todo e qualquer momento e em todos os locais ele aprende algo sobre o mundo e a sociedade que o cerca, na interação com outros indivíduos ou com os meios de comunicação. Podemos inferir que todos os espaços públicos podem e devem ser utilizados para apresentação e revisitação de conhecimentos e conceitos.

Contudo, na trajetória pela construção de uma cultura mais (in) formada (e menos alienada ou submissa) em ciência e tecnologia, as instituições públicas e, sobretudo as universidades, desempenham um papel de extrema importância, de compromisso e responsabilidade para com a sociedade. Aliás, muitos cientistas já afirmam que o processo da pesquisa científica em uma universidade só é finalizado quando é divulgado o resultado à sociedade.

É importante ressaltar que a estrutura favorável de uma Universidade (física, material e intelectual) torna este espaço privilegiado para empreender ações de divulgação científica e, assim, contribuir para solidificar o emergente binômio ‘educação-divulgação’ em ciência e tecnologia.

Segundo Kunsch (1992, p.38): “entre todas as organizações, a universidade, pelas suas próprias finalidades, é a que conjuga as maiores condições para a construção de uma sociedade melhor. Falta-lhe talvez uma aproximação maior com a sociedade, tornando-se mais transparente, difundindo sua produção científica, descendo da ’ilha do saber’ para o homem comum. Assim, certamente, ela será mais valorizada e melhor compreendida por todos os cidadãos”.

A UFABC já nasceu com esse direcionamento e vem se empenhando, nestes 8 anos, para colocá-lo em prática. No Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC é enfatizada a importância do aprendizado gerado pela interação entre diversas áreas do conhecimento humano e científico para obter-se uma sociedade mais justa, igualitária, desenvolvida e também tecnológica. Para tanto, é indispensável que o ser humano pense em ciência como uma forma prática e eficiente para resolver os complexos problemas que o afligem (p. 41).

Referências

• KUNSCH, Margarida Maria Krohling. (1992). Universidade e Comunicação na edificação da sociedade. São Paulo: Edições Loyola, 1992. 195p.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (2013). Plano de desenvolvimento Institucional UFABC. Santo André, 2013.
Registrado em: Pesquisas de Egressos