Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas de Egressos > Adsorção de fósforo em substrato natural visando o desenvolvimento de tecnologia verde para o tratamento terciário de efluentes

Considerando a situação atual dos recursos hídricos, cuja qualidade vem sendo comprometida pela poluição causada, principalmente, pelo descarte inadequado de efluentes não tratados ou ineficientemente tratados, evidencia-se a necessidade de se criar técnicas e processos que permitam tratar o efluente de modo eficiente, de forma mais econômica e sustentável, cujos resíduos finais sejam de mais fácil disposição ou reutilização, visando a minimização dos impactos ambientais do despejo de efluentes e dos processos de tratamento de águas em si.

Neste sentido, o trabalho desenvolvido no programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologia Ambiental da UFABC propôs o uso de substrato natural (concha de molusco) para adsorção de fósforo de soluções aquosas, com vistas ao desenvolvimento de tecnologia de baixo custo e baixo impacto ambiental a ser implementada como processo de tratamento terciário de efluentes (etapa do tratamento de efluentes responsável pela remoção de poluentes específicos, dentre eles o fósforo).

Para tanto, foram realizados ensaios em laboratório que consistiram da adição de 0,5 g a 2,0 g do substrato natural (conchas de moluscos após um processo de higienização, secagem e trituração) em 15 mL de solução de concentração conhecida de fósforo (0,5 mg L-1) sob agitação em mesa agitadora por períodos de tempo estabelecidos. Em seguida as amostras foram filtradas e armazenadas para a leitura da concentração final de fósforo no equipamento espectrofotômetro para posterior cálculo de eficiência de remoção. Foram realizados 32 diferentes ensaios onde as condições do experimento (pH da amostra, tempo de agitação, velocidade da mesa agitadora, granulometria e massa utilizada do substrato) foram variadas, buscando identificar a influência destes parâmetros na eficiência de remoção. As etapas do processo podem ser observadas nas figuras 1 a 4.

Os resultados de eficiência de remoção de fósforo variaram de 51,8% a 98,4% sendo que 21 dos 32 experimentos realizados obtiveram resultados acima de 90% de eficiência de remoção evidenciando o potencial de adsorção do substrato e a importância dos parâmetros estudados no desempenho do processo.

Também foram realizados ensaios utilizando diferentes amostras de conchas (conchas de ostras coletadas na represa Billings e conchas de mariscos obtidas em feira e central de abastecimento). Foram observados resultados semelhantes nas três amostras estudadas, mantendo-se eficiência acima de 96%.

Por fim, foram realizados ensaios aplicando a técnica em duas diferentes amostras de efluentes provenientes de tratamento secundário (que possui como objetivo a remoção de matéria orgânica do efluente), sendo eles: biorreator de membranas submersas (amostra A) e lagoas de estabilização (amostra B). Obteve-se 91% de eficiência de remoção de fósforo para a amostra A e 86% de eficiência de remoção para a amostra B.

Com isso, observou-se que as conchas de moluscos são eficazes na adsorção de fósforo presente em meio aquoso, apontando seu potencial para utilização em tratamento de efluentes e, ao mesmo tempo, reduzindo a quantidade de resíduos que seriam enviados diretamente a aterros sanitários, já que os resíduos do tratamento com conchas têm potencial para serem reutilizados para fins agrícolas.

Figura 1 - Conchas da espécie Venerupis pulastra

02062016DC2img

Figura 2 - Substrato após processo de higienização, secagem e trituração

02062016DC3img

Figura 3 - Amostras na mesa agitadora

02062016DC4img

Figura 4 – Processo de filtração

Autores(as):

• Bruna Vieira (Mestranda)
  • Lucia Helena Gomes Coelho (Orientadora)
  • Tatiane Araújo de Jesus (Co-Orientadora)
Bruna Vieira

Bruna Vieira

Bruna Vieira. 26 anos. Bacharela em Engenheira Ambiental e Urbana (Universidade Federal do ABC) e Mestre em Ciências e Tecnologia Ambiental (Universidade Federal do ABC). Atualmente trabalha como Agente Local de Inovação, programa do SEBRAE que viabiliza apoio às pequenas empresas para melhorias em práticas de gestão da inovação.

Registrado em: Pesquisas de Egressos