Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas de Egressos > Espaços de Ciência e Espaços para Ciência

Espaços de Ciência e Espaços para Ciência

O mais importante não é o que a gente diz, mas a discussão que se segue e as respostas às questões que foram propostas”. - Piaget.

Um dos problemas existentes em nosso país é a enorme distância entre o saber historicamente acumulado e a apropriação desse conhecimento por parte da população. Pesquisa realizada em agosto de 2014 pelo Instituto Paulo Montenegro, do grupo IBOPE, para medir o quanto do conhecimento escolar é de fato aplicado na prática, mostra que o brasileiro é “analfabeto científico”. De um total de 2002 pessoas entrevistadas, somente 5% obteve proficiência em ciência. Esse dado confirma que o direito ao conhecimento básico de como a ciência se organiza e como interfere na vida de cada um de nós deve ser assegurado.

Os museus e centros de ciência existem com essa proposta, de não ser somente espaços educativos complementares ao ensino formal, mas também espaços de encontros, reflexão e construção de saberes, individuais e coletivos, sobre a ciência e seus usos, sem as restrições impostas pelo currículo. Ao longo das últimas décadas, estes espaços vêm sendo criados em todo o país, com tamanhos diferentes, objetivos e públicos distintos.

Segundo o Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil (2009), são 190 espaços de popularização de ciência espalhados pelo país: museus, zoológicos, aquários, planetários, observatórios e jardins botânicos, que mantêm uma programação variada para todas as faixas etárias, sempre buscando despertar o interesse e a curiosidade sobre temas de ciência e tecnologia.

Um aspecto que chama a atenção é a distribuição desigual desses espaços de ciência no país: a região Sudeste concentra 112 das organizações, o Sul: 41. Já nas demais regiões o número é bastante reduzido: Nordeste, 26; Centro- Oeste, 5; e Norte, 6.

No Grande ABC, de acordo com o Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil, existem:
Sabina – Escola Parque do Conhecimento- www.santoandre.sp.gov.br
Observatório Astronômico Municipal de Diadema- www.observatorio.diadema.com.br

Sobre as Instituições Oficiais de Memória do Grande ABC, existem:
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA MUSEU DE SANTO ANDRÉ CENTRO EDUCACIONAL IBRAHIM ALVES LIMA MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL
Av. Alda, 255 - Centro R. Senador Fláquer, 470 - Centro Av. Humberto de Campos, 70 - Centro Alto R. Maximiliano Lorenzini, 122 - Fundação
Diadema - SP Santo André - SP Ribeirão Pires - SP São Caetano do Sul - SP
(11) 4043-0700 (11) 4438-9111 (11) 4229-1988
FUNDAÇÃO PRO-MEMÓRIA SERVIÇO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO MUSEU BARÃO DE MAUÁ VILA DE PARANAPIACABA
Av. Goiás, 600 - Santo Antonio Av. Wallace Simonsen, 1800 - Nova Petrópolis Av. Dr. Getúlio Vargas, 276 - Vila Guarani Santo André - SP
São Caetano do Sul - SP São Bernardo do Campo - SP Mauá - SP (11) 4439-0237
(11) 4221-7420 (11) 4337-8217 (11) 4519-4011

Apesar da intenção e interesse em atender outros públicos que não o escolar, os museus e centros de ciências do Grande ABC recebem principalmente estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Os demais públicos pouco ou nada frequentam esses locais apesar de existirem atividades adequadas a todos.

#fica a dica

O museu pode ser o lugar do novo, onde os estímulos são provocados e o visitante sai com mais perguntas do que respostas, com o desejo de conhecer mais.

Registrado em: Pesquisas de Egressos