Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas de Egressos > Governança e Democracia na Universidade do Séc. XXI: O caso da UFABC

Governança e Democracia na Universidade do Séc. XXI: O caso da UFABC

Ingressei no mestrado, em junho de 2014, a fim de estudar participação digital na UFABC, isto é, investigar como se dá a participação de diferentes atores da comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnicos administrativos) em processos de tomada de decisão mediados por Tecnologias de Informação e Comunicação, as chamadas TICs.

A decisão de estudar a Universidade se deu por conta de experiências que vivenciei enquanto servidor técnico-administrativo da Instituição, desde 2009, em que percebi – e me incomodei com; a existência de assimetrias de oportunidades de participação na gestão institucional, tanto nos órgãos executivos como nos fóruns representativos.

Ainda no início da minha pesquisa, percebi que a chamada participação digital era algo ainda muito incipiente na UFABC, e assim sendo, resolvi modificar meu trabalho, passando a estudar a governança institucional, isto é, examinar como têm se desenvolvido as estruturas e os processos de coordenação internos e externos à Universidade.

Vale destacar que cursei o mestrado vinculado à linha de pesquisa Democracia, Instituições e Governança, que por sua vez “[...] compreende estudos sobre o processo da produção de políticas nas instituições políticas locais, estaduais e federais e em suas relações mútuas (organização, processos internos e relações externas dos poderes de Estado; poder de agenda dos atores políticos; formato e dinâmica do processo decisório em função da descentralização em instâncias deliberativas) ”[1].

À luz do neo-institucionalismo histórico e do conceito da “dependência da trajetória” (path dependence), tracei uma historicidade da instituição universitária com o intuito de melhor compreendê-la, abordando da Grécia Antiga aos dias atuais, em que reformas realizadas no ensino superior, no continente europeu e nos EUA, exercem influência sobre modelos de outros países, a exemplo do Brasil.

Ao traçar a trajetória da UFABC, por um lado, abordei o histórico de luta da comunidade local (ABC) por uma universidade gratuita e de qualidade na região, e por outro lado, o histórico de propostas feitas na COPPE/UFRJ, nos anos 1990, que mais tarde subsidiaram o projeto da nossa Universidade.

A UFABC tem se transformado constantemente desde sua inauguração, em 2006, e seu sucesso acadêmico-científico é público e notório. Tanto no âmbito acadêmico quanto no administrativo, contudo, diversos são os desafios postos à Instituição, por exemplo, otimizar o funcionamento dos conselhos superiores e promover maior integração entre os diferentes órgãos, sobretudo entre os centros interdisciplinares – um dos destaques do projeto inaugurado pela Universidade. Ainda sobre integração, não poderia deixar de abordar o desafio de ampliação da participação de estudantes e técnicos administrativos.

Nos próximos meses, disponibilizarei minha dissertação para consulta pública na Biblioteca.

[1] Site PGPP, 2016, disponível em: <http://pgpp.ufabc.edu.br>, acesso em 05 jul. 2016.

Thiago Sales Barbosa

Thiago Sales Barbosa

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC - UFABC, na linha de pesquisa sobre Democracia, Instituições e Governança. Graduado em Administração pela Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo (2012). Tem experiência em Administração e Administração Pública. Foi coordenador administrativo da Associação das Escolas Particulares do ABC - AESPABC, de novembro de 2005 a outubro de 2009. Desde novembro de 2009, atua como servidor técnico-administrativo na UFABC e, desde dezembro de 2012 é chefe do Setor de Gestão de Informação da Pró-Reitoria de Graduação da UFABC. Possui interesse em pesquisas nas áreas de Políticas Públicas, Governança Eletrônica, Democracia e Participação Social.

Registrado em: Pesquisas de Egressos