Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas de Egressos > Para compreender ciência é preciso arte

Para compreender ciência é preciso arte

Sabina e UFABC realizam “I Diálogo entre Ciência, Arte e Educação”.

A Seção de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC realizou na Sabina Escola Parque do Conhecimento o “I Diálogo entre Ciência, Arte e Educação”, nos dias 12 e 13 de novembro, com professores da Educação Básica da Região do ABC Paulista.

Temas como Jogos Teatrais, Alfabetização Científica e Experiências Práticas na área de divulgação científica foram abordados pelos professores da UFABC: Vivilí Maria Silva Gomes, Maria Cândida Varone de Morais Capecchi, João Rodrigo Santos da Silva, Patrícia Sessa, Evonir Albrecht e Mirian Pacheco Albrecht.

Além disso, o evento contou com a participação do grupo de teatro ‘Arte e Ciência no Palco’, que desenvolveu oficina de teatro para educadores “Introdução ao Teatro Científico para o Ensino da Ciência”. O objetivo era contribuir com os saberes dos educadores; conhecer/experimentar técnicas teatrais como instrumentos para fazer da sala de aula um espaço criado e explorar a espontaneidade dos educandos e sua capacidade criativa para entender o pensamento científico.

Este evento é resultado de uma demanda existente em abordar este tema com professores, por formação continuada e permanente dos profissionais e que a população se aproprie de espaços de ciência como a Sabina e também da própria Universidade pública (UFABC).

Foi um importante encontro onde se discutiu a realidade da educação na região, necessidade de apropriação de espaços não formais de ciência e atividades dirigidas para a divulgação científica.

Além disso, permitiu que os professores refletissem sobre suas práticas e como atualizá-las de maneira lúdica e criativa.

27112015 1

27112015 2