Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas de Egressos > Reflexões sobre o circuito tela verde: aprendendo sobre a biodiversidade em uma mostra audiovisual

Nacional de Produção Audiovisual Independente, o Circuito Tela Verde – CTV. O CTV é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente – MMA, em parceria com o Ministério da Cultura – MinC. Ele surge dentro da linha de Educomunicação do MMA, que visa desenvolver comunicações e tecnologias para a educação ambiental. O objetivo central de minha investigação foi verificar como o tema da biodiversidade estava sendo referido no CTV e em quais aspectos os vídeos se aproximavam ou se distanciavam da perspectiva da educação ambiental crítica.

12112015 img2

Logotipo do CTV

Em primeiro momento realizou-se uma caracterização das quatro primeiras mostras, através de análise documental, análise exploratória dos vídeos e entrevista com a coordenadora do CTV no MMA. A mostra ocorre em espaços que se cadastram no MMA. Há uma pluralidade de espaços exibidores, permitindo que diversos setores da sociedade discutam a temática ambiental. Esses espaços não estão restritos apenas a espaços de cunho educativo, mas há uma aderência. Esses espaços exibidores estão localizados em várias regiões do Brasil, sendo assim, percebe-se um alcance local e nacional do programa. Os vídeos são produções independentes, o que potencializa a articulação de vários saberes sobre determinando temática ambiental, e assim, não restrito apenas a comunidade técnico-científica, mas também a comunidade tradicional e outros atores sociais. No segundo momento analisamos os vídeos da 4ª mostra do CTV em relação a biodiversidade, através da análise fílmica e da análise do conteúdo. Foram selecionados 2 curtas-metragens e 6 micrometragens. Os vídeos relacionados à biodiversidade apontam para uma divergência de tanto de conteúdo como de linguagem audiovisual entre os curtas-metragens e as micrometragens. Ora os vídeos se apoiam no discurso oral em detrimentos das imagens, ora se apoiam na imagem em detrimento de discursos mais aprofundados sobre os aspectos socioambientais da biodiversidade. Percebemos que vários sentidos estão associados à biodiversidade, tais como, conceitos científicos, valores e ações de conservação, preservação e ameaças à biodiversidade.

E é nesse continuum de significados e valores que o educador está atuando. Por isso, a necessidade de discutir esses significados dentro de contextos, e problematizá-los, na medida em que, haja o desenvolvimento de novos valores e uma tomada de consciência dos direitos e deveres em prol do consenso e do bem maior. Por isso, se faz necessário que os educadores estejam familiarizados com a linguagem audiovisual e com a temática ambiental, para que esse profissional selecionar e montar uma mostra audiovisual. De maneira geral, o CTV se estruturou de maneira a propiciar uma comunicação popular educadora de forma autônoma e democrática. Entretanto, os resultados indicam a necessidade do MMA fornecer elementos formativos, tanto em relação à produção de vídeos ambientais como em relação a um letramento audiovisual, com o intuito de subsidiar uma discussão crítica e reflexiva nas mostras.

Anna Claudia Thinen

Anna Claudia Thinen

Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (EHFCM) pela Universidade Federal do ABC (2015). Possui graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2011) e bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do ABC (2012). Tem experiência na área de Ensino da Biodiversidade e Educomunicação, com enfoque na Comunicação Audiovisual no Ensino e em Mostras Audiovisuais. Interesses em pesquisas na áreas de Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Divulgação Científica e Tecnologias da Comunicação e Informação.

Registrado em: Pesquisas de Egressos