Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas de Egressos > Semana da Ciência e Tecnologia da UFABC recebe I Simpósio e inaugura Seção de Divulgação Científica da UFABC

Nos dias 13 e 14 de outubro aconteceu no Bloco B do Câmpus Santo André o I Simpósio de Divulgação Científica do Grande ABC. Para formalizar a criação da nova seção de divulgação cientíica, o reitor Klaus Capelle, em suas palavras de boas-vindas, enfatizou a sustentação da Divulgação científica a partir de dois tripés, sendo o primeiro: ensino, pesquisa e extensão e o segundo transformar, humanizar e inspirar.

O simpósio foi um espaço de aprendizagem e troca de experiências de como e para que fazer Divulgação Científica na atualidade. Participaram do simpósio docentes, TAs, discentes de Graduação e Pós Graduação da UFABC além de representantes dos Centros de Memória da região do ABC.

No dia 13, contamos com a presença dos convidados Luis Henrique Amorim e Paulo Henrique Colonese (Casa de Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz), que discutiram com os presentes os temas “O que é Divulgação Científica?”, “A importância de fazer Divulgação Científica” e “Perspectivas da Divulgação Científica”.

O pró-reitor de Extensão, Daniel Pansarelli, em suas palavras de abertura do segundo dia, ressaltou a divulgação científica como um dos instrumentos importantes para ampliar a participação da comunidade nas atividades da UFABC.

Após foi realizada uma mesa redonda com o tema “Experiências em Divulgação Científica” com a presença de Valter Libero (CDCC-USP/São Carlos), Cecília Toloza (Parque CienTec-USP/São Paulo), Monica Iafrate (FPM-SCS) e Ivone Santana (Sabina Parque Escola do Conhecimento) e também o início de um Grupo de Estudos sobre as Perspectivas e Diretrizes da Divulgação Científica na UFABC e na região do Grande ABC.

O evento finalizou com o encontro do grupo de estudos “Perspectivas e Diretrizes da Divulgação Científica na Universidade e na Região do Grande ABC”, que, a partir de agora, se reunirá com o objetivo de discutir democraticamente ações de divulgação cientifica da UFABC.

A seção de Divulgação científica está presente na Divisão Educacional da Pró-Reitoria de Extensão e está aberta a sugestões e ideias.

Registrado em: Pesquisas de Egressos