Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Docentes > Anselmo Nogueira
Início do conteúdo da página

Anselmo Nogueira

Área: Ciências Biológicas - Biologia Vegetal


Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2002/2003), com mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2006) e doutorado em Botânica pelo Instituto de Biociências da USP (2011). Sua trajetória de pesquisa envolveu as áreas de ecofisiologia vegetal (IC), ecologia vegetal (Mestrado), e biologia evolutiva (Doutorado e Pós-doc).

Ministrou aulas de Botânica e Evolução (Diversidade e Evolução, Morfologia e Fisiologia Vegetal) na Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba - entre 2011 e 2012. Em 2013 desenvolveu parte de seu pos-doc na Univesidad de Jaén (Espanha) no laboratório do Dr. Pedro Zamora Rey na área de biologia evolutiva e ecologia vegetal. Já em 2016 terminou seu segundo pos-doc na Universidade do Arizona (Department of Ecology and Evolutionary Biology) no laboratório da Dra. Judith L. Bronstein. Atualmente é professor visitante na Universidade Federal do ABC em São Bernardo do Campo (SP) ministrando disciplinas de botânica, ecologia e estruturação de projetos de pesquisa.

Faz parte como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (área de concentração: Botânica) no Instituto de Biociências da UNESP-Botucatu, responsável pela disciplina "Delineamento Experimental", orientando também estudantes de mestrado. Possui ampla experiência de campo em botânica e ecologia, tendo realizado diversas atividades em reservas naturais de floresta e cerrado ao longo dos últimos 10 anos.

Tem focado seus trabalhos em perguntas relacionadas: (i) a evolução morfo-funcional de caracteres das plantas; (ii) dinâmica e evolução das interações planta-animal, e (ii) padrões de distribuição das plantas e fatores determinantes. Possui interesse direto no planejamento de projetos que envolvam testes diretos da funcionalidade dos caracteres das plantas em campo e laboratório, e que se utilizem de abordagens observacionais e experimentais no entendimento dos processos eco-evolutivos determinantes na manutenção das populações naturais.

Lattes

Contatos

  • Centro: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)
  • Sala: n/d
  • Telefone: n/d
  • E-mail: mostrar
Currículo Lattes
Registrado em: Docentes
Fim do conteúdo da página