Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Docentes > Federico Bernardino Morante Trigoso
Início do conteúdo da página

Federico Bernardino Morante Trigoso

Engenheiro Eletricista formado pela Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP) em 1986, com Mestrado em Energia pela USP em 2000 (bolsa CNPq), Doutorado pela USP em 2004 (bolsa FAPESP) e, na atualidade, bolsista CNPq de pós-doutorado no Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP (2005-2006).

Atua na área das Fontes Alternativas de Energia e realiza pesquisas no campo da Tecnologia Solar Fotovoltaica e suas diversas aplicações fundamentalmente relacionadas com a eletrificação rural, bombeamento de água, sistemas domiciliares, estratégias de regulação e controle e sistemas conectados à rede elétrica.

Foi docente da Universidade Nacional de San Agustín (UNSA) e Universidade Católica Santa Maria (UCSM) da cidade de Arequipa, Peru, havendo ministrado diversas disciplinas relacionadas com a engenharia eletrônica.

Vem participando nos projetos Sistemas Fotovoltaicos Domiciliares (Processo CNPq 504601/2003-2) em desenvolvimento na comunidade São Francisco do Aiucá no Estado do Amazonas, e Rede Ibero-americana de Transferência de Tecnologias Apropriadas de Energias Renováveis (Processo CNPq 490029/04-3). Tem participado nos projetos concluídos Programa Para o Desenvolvimento das Aplicações da Energia Solar Fotovoltaica, Eletrificação Solar Fotovoltaica de 4 Comunidades Isoladas do Alto Solimões, Estratégias de Regulação e Controle de Sistemas Fotovoltaicos e Energização e Dinamização Social de Comunidades Ribeirinhas na Região do Alto Solimões.

Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE). Tem publicado diversos artigos em anais de eventos nacionais e internacionais, em periódicos e em revistas indexadas.

Lattes

Contatos

  • Centro: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS)
  • Sala: n/d
  • Telefone: n/d
  • E-mail: mostrar
Currículo Lattes
Registrado em: Docentes
Fim do conteúdo da página