Página inicial > Ensino > Docentes > Juliana Hanna Leite El Ottra

Juliana Hanna Leite El Ottra

Área: Botânica

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Doutorado Direto em Botânica pelo Instituto de Biociências da USP, sob a orientação do Prof. Dr. José Rubens Pirani (2014). Sua trajetória de pesquisa envolveu as áreas de morfologia e anatomia floral (IC), incluindo estudos de ontogenia floral aplicados à sistemática filogenética e biologia evolutiva de plantas (Doutorado e Pós-doc). Também tem experiência em estudos de biologia floral e ecologia da polinização (doutorado). Ministrou aulas de Botânica, Evolução e Sistemática (Diversidade e Evolução de Organismos Fotossintetizantes, Sistemática de Espermatófitas, Princípios de Sistemática e Biogeografia, Estruturas Reprodutivas nas Angiospermas) no Instituto de Biociências da USP entre 2016 e 2018. Atuou como professora temporária na mesma instituição de 2017-2018. Em 2015 iniciou o pós-doc em botânica pela Universidade de São Paulo, com colaborações estabelecidas com pesquisadores de diversas partes do mundo, como Reino Unido (Royal Botanic Garden Edinburgh), Japão (Tokyo Gakugei University), Chile (Museo Nacional de Historia Natural), e Alemanha (Johannes Gutenberg-Universität), participando de trabalhos em elaboração e grupo de discussões periódicas (“The FLO-RE-S network for contemporary studies in flower structure and biology”). Atualmente tem investigado a morfologia, anatomia e ontogenia floral de plantas da ordem Sapindales, buscando contribuir com a problemática da sistemática da ordem, com especial foco nas famílias neotropicais, e na evolução de atributos florais e aspectos funcionais dos mesmos. Adicionalmente tem mantido trabalhos em colaboração com grupo de pesquisa da UFABC (Prof. Anselmo Nogueira, CCNH) com enfoque que envolvam testes diretos da funcionalidade dos caracteres morfológicos e anatômicos das plantas em campo e laboratório, e que se utilizem de abordagens observacionais e experimentais, assim como dos métodos comparativos filogenéticos. Possui ampla experiência de campo, tendo realizado diversas atividades em reservas naturais de floresta neotropical ao longo dos últimos 9 anos. Atualmente é professora visitante na Universidade Federal do ABC em Santo André (SP) ministrando disciplinas de botânica, sistemática, evolução, e diversidade.

Juliana Hanna Leite El Ottra

• Centro: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)
  • Curso(s): Bacharelado em Ciências Biológicas
  • Sala: R605-3 - Bloco A - Santo André