Página inicial > Ensino > Docentes > Karina Lucas da Silva Brandão

Karina Lucas da Silva Brandão

Área: Ciências Biológicas/ Morfologia e Sistemática de invertebrados

Formada em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Unesp de São José do Rio Preto, SP (1993-1996). Mestre e doutora em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, tendo desenvolvido projetos nas áreas de Ecologia Química e Filogenia Molecular em estudos de interação inseto-planta. Bolsista Prodoc-Capes entre 2008-2012 no Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ-USP, desenvolvendo estudos de genética ecológica com espécies de mariposas consideradas pragas agrícolas. Bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras - CNPq entre 2012-2013 na University of Alberta, em Edmonton, AL, Canadá, desenvolvendo projeto com genômica de populações de uma espécie de mariposa praga no Brasil. Bolsista Jovem Pesquisador Fapesp (Processo 2012/16266-7) entre 2013 e 2107. Bolsista de Pós-doutorado Senior do CNPq no CBMEG-Unicamp no ano de 2018. Tem experiência na área de Ecologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: filogenia e sistemática molecular de lepidópteros, variabilidade genética em espécies de borboletas e de mariposas de interesse agrícola, utilização e evolução na utilização de plantas hospedeiras, todos temas ligados pelo interesse ecológico e evolutivo nas interações inseto-planta. Atualmente tem focado em estudos de especialização ecológica em insetos devido ao uso de hospedeiros larvais de alimentação, usando marcadores moleculares obtidos por técnicas de sequenciamento de nova geração.

Karina Lucas da Silva Brandão

• Centro: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)
  • Curso(s): Bacharelado em Ciências Biológicas
  • Sala: R605-3 - Bloco A- Santo André