Página inicial > Ensino > Docentes > Mariana Moraes de Oliveira Sombrio

Mariana Moraes de Oliveira Sombrio

Área: Ciência, epistemologia e estudos de gênero

Historiadora formada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (2000-2004). Mestre (2005-2007) e Doutora (2010-2014) em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da mesma Universidade (DPCT/IG/Unicamp). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus/USP) entre os anos de 2015 a 2019, desenvolvendo atividades de pesquisa, docência e extensão. Realizou também estágios de pesquisa no Instituto Smithsonian (EUA) e no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC). Entre seus temas de pesquisa destacam-se: história das ciências no Brasil (século XX), estudos de gênero e ciências, trajetórias de mulheres cientistas, museologia e história dos museus no Brasil, estudos de gênero em museus, relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Mariana Moraes de Oliveira Sombrio

• Centro: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)
  • Curso(s): Licenciatura em Filosofia
  • Sala: S-281 - Bloco Delta - São Bernardo do Campo