Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Docentes > Paulo Jonas de Lima Piva
Início do conteúdo da página

Paulo Jonas de Lima Piva


Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004), com estágio de doutoramento na Université Paris I - Panthéon - Sorbonne (2003-2004), junto ao Groupe de Recherche sur l'Histoire du Matérialisme, dirigido pelo Prof. Dr. Jean Salem, com financiamento da FAPESP. Também tem pós-doutorado junto ao Projeto Temático da FAPESP intitulado O significado filosófico do ceticismo, na Universidade São Judas Tadeu, coordenado pelo Prof. Dr. Plínio Junqueira Smith, entre os anos de 2005 e 2008, do qual fizeram parte os professores doutores Oswaldo Porchat Pereira (USP), Roberto Bolzani Filho (USP) e Cícero Romão (USP).

Atualmente é professor adjunto A na Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi professor visitante na Universidade Federal do ABC (UFABC) de 2015 a 2016 e professor associado na Universidade São Judas Tadeu (USJT), onde atuou na graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu em filosofia de 2005 a 2015. Tem experiência na área de filosofia, com ênfase em Iluminismo francês, atuando principalmente nos seguintes temas: ateísmo, materialismo e ceticismo.

É autor dos livros O ateu virtuoso: materialismo e moral em Diderot (Discurso Editorial/Fapesp), de 2003, e Ateísmo e revolta: os manuscritos do padre Jean Meslier (Alameda Editorial/Fapesp), de 2006. É co-autor e organizador de Ensaios sobre Filosofia Francesa Contemporânea (Alameda Editorial/Fapesp), de 2009. Também participou, como autor e tradutor, das compilações Ensaios sobre o ceticismo (Alameda Editorial), de 2007, e de O outro como problema: o surgimento da tolerância na modernidade (Alameda Editorial), de 2010. Em 2015 participou com um ensaio do livro O neopirronismo de Oswaldo Porchat: interpretações e debate (Alameda Editorial). É um dos organizadores, tradutores e prefaciador do livro Dez provas da inexistência de Deus (Alameda Editorial), de 2012."

Contatos

  • Centro: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)
  • Sala: n/d
  • Telefone: n/d
  • E-mail: mostrar
Registrado em: Docentes
Fim do conteúdo da página