Página inicial > Ensino > Docentes > Paulo Jonas de Lima Piva

Paulo Jonas de Lima Piva

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004), com estágio de doutoramento na Université Paris I - Panthéon - Sorbonne (2003-2004), junto ao Groupe de Recherche sur l'Histoire du Matérialisme, dirigido pelo Prof. Dr. Jean Salem, com financiamento da FAPESP. Também tem pós-doutorado junto ao Projeto Temático da FAPESP intitulado O significado filosófico do ceticismo, na Universidade São Judas Tadeu, coordenado pelo Prof. Dr. Plínio Junqueira Smith, entre os anos de 2005 e 2008, do qual fizeram parte os professores doutores Oswaldo Porchat Pereira (USP), Roberto Bolzani Filho (USP) e Cícero Romão (USP).

Atualmente é professor adjunto A na Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi professor visitante na Universidade Federal do ABC (UFABC) de 2015 a 2016 e professor associado na Universidade São Judas Tadeu (USJT), onde atuou na graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu em filosofia de 2005 a 2015. Tem experiência na área de filosofia, com ênfase em Iluminismo francês, atuando principalmente nos seguintes temas: ateísmo, materialismo e ceticismo.

É autor dos livros O ateu virtuoso: materialismo e moral em Diderot (Discurso Editorial/Fapesp), de 2003, e Ateísmo e revolta: os manuscritos do padre Jean Meslier (Alameda Editorial/Fapesp), de 2006. É co-autor e organizador de Ensaios sobre Filosofia Francesa Contemporânea (Alameda Editorial/Fapesp), de 2009. Também participou, como autor e tradutor, das compilações Ensaios sobre o ceticismo (Alameda Editorial), de 2007, e de O outro como problema: o surgimento da tolerância na modernidade (Alameda Editorial), de 2010. Em 2015 participou com um ensaio do livro O neopirronismo de Oswaldo Porchat: interpretações e debate (Alameda Editorial). É um dos organizadores, tradutores e prefaciador do livro Dez provas da inexistência de Deus (Alameda Editorial), de 2012."

• Centro: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)
  • Sala: n/d
  • Telefone: n/d