Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Docentes > Renato Rodrigues Kinouchi
Início do conteúdo da página

Renato Rodrigues Kinouchi

Área: Filosofia da Ciência, Epistemologia e Ensino de Ciências.

Psicólogo formado pela Universidade Federal de São Carlos (DP-UFSCar) em 1999, com doutoramento direto em Filosofia, área de concentração Epistemologia, junto ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (DFMC-UFSCar), em 2004. Atualmente terminando pos-doc em Filosofia da Ciência, junto ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Como pesquisador tem por objeto de estudo “O Pragmatismo Clássico e a Filosofia da Ciência”. Também pesquisa as inter-relações entre a lógica e a psicologia, com especial atenção para o papel desempenhado pelas falácias dedutivas. É colunista de seção de lógica da revista de divulgação filosófica “Discutindo Filosofia” da Editora Escala Educacional.

Possui artigos publicados em periódicos brasileiros especializados e em breve lança uma tradução das “Ilustrações da Lógica da Ciência” de C. S. Peirce, pela Editora Idéias & Letras. É sócio-fundador da Associação Filosófica Scientiae Studia, uma ONG dedicada à promoção e difusão do saber científico na sociedade contemporânea.

Foi bolsista de Iniciação Científica (FAPESP) com o trabalho “Arranjos de incontrolabilidade segundo análise probabilística no espaço de contingência de resposta”. Foi bolsista de Doutoramento-direto (FAPESP) com a tese “Consciência não-linear: de William James aos Sistemas Dinâmicos”, cujo sumário em inglês, intitulado “Surmounting Rationalism and Associationism Controversies”, recebeu Honorable Mention no concurso Best Essay Written By Graduate Student promovido pela William James Society. Desde 2004 é bolsista de Pos-doc também pela FAPESP.

 

Contatos

Currículo Lattes
Registrado em: Docentes
Fim do conteúdo da página