Página inicial > Ensino > Docentes > Valter Ventura da Rocha Pomar

Valter Ventura da Rocha Pomar

Área: Relações Internacionais - Subárea: Economia Politica Internacional

Professor de economia política internacional no Bacharelado de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC. Graduado em História pela Universidade de São Paulo (1996), mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2006).

Atua nas áreas de Ciência Política (Política Internacional, especialmente América Latina e Caribe), História do Brasil República, História Moderna e Contemporânea. Coautor dos livros A Armadilha da Dívida (2001) e O Brasil Endividado (2000).

Autor dos livros A estrela na janela (2014), Miscelânea Internacional (2014), A esperança é vermelha (2014), A foice, o martelo e a estrela (2014), Foro de Sâo Paulo: construindo a integração latino-americana e caribenha (2013).

Foi secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (2005-2010), secretário executivo do Foro de São Paulo (2005-2013), vice-presidente da Conferência Permanente de Partidos Políticos da América Latina (Copppal). Foi editor da revista Teoria&Debate. Integrou o conselho editorial da revista Contexto Latinoamericano e o Conselho Curador do Memorial da Anistia Política no Brasil.

Lattes

Registrado em: Docentes