Página inicial > Notícias > Academia de Ciências relança propostas para reforma do ensino superior

Academia de Ciências relança propostas para reforma do ensino superior

Publicado: Sexta, 22 de Junho de 2018, 15h59

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) publicou no início deste ano o documento “Repensar a educação superior no Brasil: análise, subsídios e propostas”, que atualiza e amplia o conteúdo do manifesto “Subsídios para a Reforma da Educação Superior”, elaborado em 2004 e que serviu como modelo conceitual para criação da UFABC. A nova publicação reúne dados coletados por um grupo de estudos que discutiu, ao longo de mais de um ano, propostas e caminhos para o aumento da inclusão e da qualidade da educação superior no Brasil.

O trabalho apresenta propostas em uma sessão inicial e se divide em capítulos temáticos sobre o sistema nacional de ensino superior que abrangem questões como: transformações, desafios da expansão, reestruturação, integração e flexibilidade, formação profissional, gestão e inovação. Em diversos trechos do documento, a UFABC aparece como exemplo bem sucedido da aplicação dos princípios defendidos pela ABC para reforma do ensino superior brasileiro. A obra destaca especialmente a adoção do modelo interdisciplinar, as posições obtidas pela Universidade em rankings de desempenho e a criação do Doutorado Acadêmico Industrial.

O grupo autor da publicação foi formado por Alvaro Prata (UFSC), Débora Foguel (UFRJ), Erney Plessmann Camargo (USP), Fernando Galembeck (Unicamp), Helena Nader (Unifesp), Luiz Bevilacqua (UFRJ), Luiz Davidovich (UFRJ – Coordenador), Luiz Roberto Curi (CNE), Naomar de Almeida Filho (UFBA), Ruben George Oliven (UFRGS), Sandoval Carneiro Junior (Instituto Vale) e Sergio Machado Rezende (UFPE).

Confira a íntegra do documento

Assessoria de comunicação e Imprensa