Página inicial > Notícias > Aficionados por tecnologia disputam campeonato de minicarros autônomos

Aficionados por tecnologia disputam campeonato de minicarros autônomos

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 17h06

Mais de 20 equipes de várias empresas, escolas e universidades do país e uma do Paraguai participaram no início de novembro do primeiro campeonato brasileiro de corrida de carros autônomos em escala (Robocar Race). O evento aconteceu na pista da Associação Automodelismo de Rádio Controle do ABC (AARC do ABC), na Avenida dos Estados em Santo André. O tempo de percurso definiu a classificação dos participantes que se dividiram em duas categorias.

A modalidade Livre permitia o uso de qualquer tipo de sensor, placa ou dispositivos. Na categoria Junior, havia limites nas dimensões, no modelo de processamento, no uso sensores e restrição à instalação de única câmera. A equipe da UFABC "Car Not Found", liderada pela aluna Isabelle Orlandi, foi a campeã na Categoria Júnior. A equipe Zurg, coordenada por Fábio Martins, venceu na Livre.

29 11 18 b3

Após a disputa, Isabelle contou que a equipe pretende reavaliar o projeto do minicarro, identificando falhas e correções. Segundo ela, outro objetivo é formalizar as atividades do grupo e desenvolver identidade visual, uniformes, montar sede, oficina e intensificar a divulgação do time.

A Robocar Race foi organizada pelos professores Luiz Antonio Celiberto Junior da UFABC e Edison Kitani da FATEC- Santo André. O propósito foi reunir grupos de pesquisa, empresas e entusiastas das mais diversas áreas de tecnologia que tenham interesse por veículos autônomos. A meta final é o desenvolvimento de um minicarro autônomo capaz de competir com pilotos humanos de Rádio Controle (RC) da Sociedade Paulista de Radiomodelismo no prazo de cinco anos.

Assessoria de Comunicação e imprensa