Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluna da UFABC conquista três medalhas de prata nos jogos Parapan-Americanos 2019
Início do conteúdo da página

Aluna da UFABC conquista três medalhas de prata nos jogos Parapan-Americanos 2019

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 11h11

A atleta e aluna do Bacharelado em Ciências e Humanidades da UFABC, Verônica Hipólito (23), conquistou três medalhas de prata nas modalidades de atletismo durante os jogos Parapan-Americanos de Lima, que ocorreram entre 23 de agosto e 1º de setembro de 2019.

Verônica é considerada um verdadeiro exemplo de determinação e superação.  A jovem sofre uma mutação genética que favorece o surgimento de tumores benignos. Devido a isso, aos 12 anos, passou pela primeira cirurgia para retirada de um tumor no cérebro. Dois anos depois, sofreu um Acidente Vascular Cerebral.

O atletismo paraolímpico surgiu na sua vida como um meio de reabilitação. Na infância, o esporte sempre esteve presente: praticou natação, ginástica olímpica, vôlei, basquete, tênis e futebol. Foi na corrida, entretanto, que encontrou sua verdadeira vocação.

A jovem é recordista das Américas nos 100, 200 e 400 metros rasos na classe T38. Em 2015, disputou o Parapan-Americano e conquistou três medalhas de ouro e uma de prata. É medalhista de prata e bronze nas Paraolímpiadas de 2016, ocasião em que se tornou campeã mundial absoluta nos 200 metros rasos e vice- campeã mundial nos 100 metros rasos.

Em 2018, a atleta foi submetida a uma nova cirurgia para retirar outro tumor e enfrentou um dos mais difíceis processos de recuperação. As probabilidades de que estivesse em forma para competir já no ano seguinte eram baixas: seria necessário alto nível de esforço e força de vontade.

A conquista das medalhas em Lima é resultado dessa persistência, por isso mantém o ritmo de treinamento com foco nas próximas competições. “Se você tem algum problema, independente de qual seja, saiba que existe solução, afinal, a vida é feita disso. Eu acredito que todos têm uma grandeza dentro de si e temos que correr atrás dos nossos sonhos. Esteja focado sempre na sua grandeza e solução”, afirma Verônica. 

Cinthia Guimarães

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página