Página inicial > Notícias > Audiência pública aborda cenário para verbas próprias na Universidade

Audiência pública aborda cenário para verbas próprias na Universidade

Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 16h11

A UFABC realizou a terceira Audiência Pública de 2018 sobre o orçamento da Universidade. Com o tema "Oportunidades e Desafios para a arrecadação de recursos próprios da UFABC!" o encontro aconteceu na tarde do último dia 6 no campus de Santo André. As apresentações foram conduzidas por representantes de setores que desenvolvem atividades vinculadas ao recebimento de receitas próprias, dentre eles a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, a Assessoria de Cooperações Institucionais e Convênios, a Editora UFABC e a Agência de Inovação.

As abordagens do tema se concentraram nas características de como esses recursos são auferidos na Universidade e qual o destino deles. O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243) foi citado como caminho estratégico nas oportunidades de obtenção de verba própria. Dentre as questões destacadas, surgiu o desafio de definir perspectivas, alternativas e limites para arrecadação e empenho de valores recebidos de forma direta pela UFABC no atual quadro de restrições orçamentárias, especialmente as estabelecidas pelo teto de gastos federais.

De acordo com a Reitoria, novas audiências públicas sobre o orçamento da UFABC devem ser realizadas em 2019.

Assista o vídeo da audiência: