Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Bancada paulista no Congresso Nacional organiza apoio às instituições federais de ensino superior presentes em SP
Início do conteúdo da página

Bancada paulista no Congresso Nacional organiza apoio às instituições federais de ensino superior presentes em SP

Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 14h30

Uma representação política suprapartidária em defesa das instituições federais de ensino superior presentes no Estado de São Paulo foi organizada pela Bancada Paulista na Câmara dos Deputados. Sob a liderança do deputado federal Herculano Passos (MDB), coordenador-geral da bancada, formou-se uma frente com o apoio de 57 deputados federais e de dois senadores da República. 

Denominada Bancada Parlamentar Paulista na Defesa do Instituto e das Universidades Federais do Estado, a representação atua em favor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). 

Na quarta-feira, 26 de junho, um documento requerendo apoio do Governo Federal foi entregue ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, em Brasília. Estiveram presentes ao evento os reitores Dácio Roberto Matheus (UFABC), Wanda Hoffmann (UFSCar) e o vice-reitor Nelson Sass (Unifesp). 

O documento solicita “providências do Poder Executivo para que a medida de bloqueio de 30% dos recursos de custeio, que atinge todo o conjunto das universidades e institutos do país, seja urgentemente revista”. Indicado há uma semana para a vice-liderança do Governo na Câmara dos Deputados, o deputado Herculano Passos aponta uma intensificação na interlocução com o Poder Executivo. Segundo ele, “isso vai ajudar a destravar os recursos para as instituições federais de ensino do Estado". Durante o encontro em Brasília, o Ministro da Educação manifestou, em sua fala, apoio às instituições e à iniciativa, que conta com 81% dos deputados federais por São Paulo e dois dos três senadores pelo Estado. 

Íntegra da manifestação entregue ao Ministro da Educação e lista de parlamentares apoiadores  

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página