Página inicial > Notícias > Bolsistas do Pibid-Filosofia publicam material didático para Ensino Médio

Bolsistas do Pibid-Filosofia publicam material didático para Ensino Médio

Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2017, 16h54

Um grupo de alunos da UFABC do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-CAPES) desenvolveu material didático com roteiros de aula de filosofia para o Ensino Médio. Com o título “O caminho do afeto ao discurso", essa publicação pretende inspirar professores a desencadear discussões em aula que abordem Ética, Filosofia política e Estética. O conteúdo adota como ação pedagógica a apresentação de estímulos que façam parte do mundo do professor e dos estudantes (notícias, fatos, imagens ou todos associados) para provocar o desenvolvimento do discurso filosófico.O Caminho do Afeto ao Discurso

Os roteiros sugerem o tratamento dos temas em duas etapas: abertura e afunilamento. A primeira possibilita o alargamento e aprofundamento da questão proposta por meio do diálogo com outros saberes, disciplinas, formas de expressão e vivências. A segunda trabalha com a tradição teórica produzida pelos filósofos e filósofas ao longo da história, ampliando o repertório cultural do aluno. Por fim, ocorre o convite à produção de um ensaio autoral ou atividade plástica que parta das teorias estudadas para a elaboração de discursos filosóficos sobre os problemas pensados.

“O caminho do afeto ao discurso” foi produzido com base em experiências do grupo PIBID-Filosofia da UFABC. O projeto é coordenado pela professora da UFABC Suze Piza e tem a supervisão do professor Alexandre Cesar Silva, que leciona na escola Ismael da Silva Junior em São Bernardo do Campo, local de desenvolvimento do projeto. A publicação foi construída coletivamente pela equipe de alunos da licenciatura em Filosofia Caroline Batagini, Leandro Alves e Lucas Prado Cardoso, Ana Luísa Fialho, Bruno Costa, Danielle Bandeira, Rafael Valença e Wesley Seraphim e publicado pela editora Espelho D’Água com apoio da CAPES. Esse trabalho será apresentado em junho no 3º Encontro Nacional do Pibid-Filosofia em Natal (RN).

O material está disponível gratuitamente na internet (pibidfiloufabc.wixsite.com/pibid).