Página inicial > Notícias > Centro de excelência em tecnologia terá participação da UFABC

Centro de excelência em tecnologia terá participação da UFABC

Publicado: Terça, 02 de Dezembro de 2008, 11h57
O Instituto de Fotônica para Comunicações Ópticas (Fotonicom) contará com a colaboração dos quadros da UFABC por meio da instalação de um laboratório na universidade destinado aos estudos de redes e interconexões ópticas.
O instituto é um dos 35 novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT's) que serão inaugurados em São Paulo através de parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Fapesp.

Cada Instituto será constituído por uma unidade sede e uma rede de grupos de pesquisas organizados regional ou nacionalmente. No caso do Fotonicom, a parceria inclui a Unicamp (instituição-sede), a UFABC, e diversas outras instituições. A proposta da UFABC é voltada para o controle inteligente de redes ópticas, tendo por objetivo inicial a criação de uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento em redes ópticas.

"Os institutos representam uma nova abordagem científica no país. A partir de agora, grande parte dos recursos que têm como finalidade a pesquisa científica será investida por meio dessas novas entidades", afirma o professor Helio Waldman, que estará à frente dos trabalhos do instituto na UFABC.

Mais detalhes sobre os institutos

02/12/2008