Página inicial > Notícias > Circular 148EX1 completa dois meses de operação no campus São Bernardo

Circular 148EX1 completa dois meses de operação no campus São Bernardo

Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 17h16

O ônibus circular 148EX1 da EMTU, que atende estudantes e comunidade do entorno do campus São Bernardo do Campo da UFABC, completou dois meses de operação. Neste momento, uma avaliação inicial do serviço permite constatar a sua efetividade.

A linha faz 30 viagens e tem média diária de 23 passageiros, segundo dados de outubro e novembro informados pela empresa. O atendimento, que percorre o itinerário UFABC – Avenida Kennedy e permite a integração com linhas que levam a São Caetano do Sul e a São Paulo, é considerado importante para os seus usuários que, na média, somam menos de um passageiro por viagem.

Segurança, comodidade e alívio em seu percurso até a Universidade foram os aspectos apontados por estudantes que utilizavam o serviço na manhã do dia seis de novembro, quando a linha completava pouco mais de um mês. Gabriel, aluno do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, e Victor, do Bacharelado em Neurociência, vêm da região de Interlagos, localizada no extremo da zona sul da cidade de São Paulo. O serviço trouxe um pouco de alívio para o grande trajeto percorrido por esses estudantes até a Universidade.

“É uma linha bem-vinda. Ajuda a não ter de subir a pé os dez minutos finais do percurso. É meu quarto ônibus, mas são dez minutos a menos andando. Não me canso mais do que já venho cansado”, declara Gustavo. Ele afirma sair perto das 5 horas da manhã de Interlagos para conseguir acompanhar as aulas a partir das 8 horas no campus São Bernardo do Campo.

Victor, por sua vez, aponta a comodidade que essa linha trouxe para sua chegada e saída da Universidade. “Ela é muito importante para mim, eu a utilizo para descer, muitas vezes, não só para subir [a Alameda da Universidade]. Significou uma mudança considerável, porque às vezes está chovendo forte e eu tinha que descer só com guarda-chuva... Essa linha já me ajudou bastante”.

Victor após desembarque do atendimento 148EX1 às 7h37

Victor após desembarque do atendimento 148EX1 às 7h37

As sugestões de melhoria do serviço apontadas por ambos se relacionam à tarifação, ao uso do Cartão Bom e ao percurso do circular. “Não sei se a gratuidade é possível, mas, se o valor fosse menor e proporcional ao trajeto, muitos amigos, que em geral sobem e descem a Alameda, poderiam utilizar a linha”, pondera Victor. A tarifa para os que embarcam na Avenida Kennedy ou no campus é de R$ 4,55. A integração na linha 154 TRO São Paulo (Terminal Sacomã) é de R$1,90 e é gratuita na linha 148 TRO (São Caetano - Terminal Rodoviário Nicolau Delic).

Ainda sobre a cobrança da passagem e as possibilidades de integração, Victor acrescenta: “Outra sugestão é facilitar para as pessoas que não têm o Cartão Bom. A ideia seria baixar a tarifa e aceitar dinheiro... A integração também não é a ideal para quem vem de São Paulo: não há conexão na linha 153 que sai do Terminal Sacomã. Apenas é possível utilizar a 154, que faz percurso maior, passando por bairros de São Bernardo do Campo antes de chegar à UFABC. No meu caso, se a linha partisse do paço, eu poderia ir direto para o campus”. Como utilizam o trólebus até o ABC, esses estudantes de Interlagos embarcam na linha da EMTU 050 Paço Municipal (São Bernardo) – Saúde (São Paulo) e descem na Avenida Vergueiro. Caminham até o ponto do Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy, para, finalmente, efetuarem o embarque no circular.

Na ocasião, também foi possível conversar com Fernanda, estudante dos Bacharelados em Ciências e Humanidades e Planejamento Territorial. Ela vem de São Caetano do Sul, desce no Poliesportivo e aguarda o circular que segue para a UFABC. Sobre o que significou a implantação da linha para seu trajeto, declara: “Além de segurança, porque aqui eu tenho aula de manhã e à noite, o circular trouxe comodidade para os dias de chuva, quando é bem difícil acessar o campus a pé. Foi uma grande melhoria ter essa linha”.

Fernanda após desembarque do atendimento 148EX1 às 7h50

Fernanda após desembarque do circular às 7h50

Às 8 horas, nossa equipe embarcou no atendimento e, em todo o percurso – que não dura mais de 7 minutos, não houve passageiros. Lucas, motorista que atua desde o início da implantação do serviço, apresentou sua impressão sobre o número de usuários que utilizam o circular no período matutino: “O fluxo de passageiros que a gente tem é pequeno. Entre 9 horas e 9h30 reduz muito; não embarca quase ninguém. Entre 7 e 8 horas da manhã, embarcam de quatro a cinco passageiros na Avenida Kennedy. Entre 10h30 e 11 horas, o embarque no campus São Bernardo aumenta, mas não passa de 11 o número total de usuários no período da manhã”. O serviço, que se inicia às 7 horas, é interrompido às 12h55. Retorna às 17h55 e segue até à meia noite.  A média diária se completa, portanto, no período noturno, quando utilizam o transporte cerca de 12 usuários.

Lucas, motorista do período matutino no atendimento 148EX1

Lucas, motorista do período matutino na linha 148EX1

Desembarque do circular 148EX1 às 8h07: ônibus vazio

As entrevistas realizadas e os dados da EMTU sobre a linha 148EX1 representam importante avaliação do serviço após dois meses de sua implantação. As sugestões dos passageiros e a avaliação do motorista devem fomentar ações possíveis para a melhoria do atendimento que garante aos estudantes segurança, maior comodidade e alívio em seu percurso muitas vezes longo e cansativo até a Universidade.