Página inicial > Notícias > Concorrência para ingresso de professor na UFABC chega a 80 por vaga

Concorrência para ingresso de professor na UFABC chega a 80 por vaga

Publicado: Terça, 22 de Abril de 2008, 10h52

A UFABC deferiu 489 inscrições em seu concurso para contratação de professores. Os candidatos concorrem a 28 vagas em diversas áreas de conhecimento, vinculadas à Ciência e Tecnologia. A remuneração inicial é de R$ 5.549,41 para regime de trabalho em tempo integral com dedicação exclusiva. A UFABC só admite professores com título de doutor.

A proporção média de candidatos por vaga ficou em 17,4. Na área mais concorrida (Biologia Celular e Molecular) essa relação sobe para 79,5 e na menos disputada (Banco de Dados) ficou em 2,5. O processo de avaliação começa em 19 de novembro e deve se estender por quatro semanas. Os exames incluem prova escrita específica eliminatória, análise de currículo, defesa de projeto de pesquisa e prova didática.

Na última etapa da avaliação, os candidatos classificados se apresentarão para bancas formadas por cientistas, cujos trabalhos são reconhecidos pela comunidade acadêmica nacional e internacional. A composição de nomes para as bancas está em andamento, mas já estão confirmadas as presenças de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio e de Campinas, Universidade de Joinville (Univille), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade São Judas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), entre outras.

Área Vagas Candidatos Por Vaga
Teoria ou Experimento em Óptica Quântica; ou Física de Lasers; ou Óptica Não Linear; ou Comunicações Ópticas; ou Informação Quântica; ou Sistemas Quânticos Abertos; ou Sistemas Mesoscópicos 1 23 23
Teoria ou Experimento ou Observação em Física das Partículas Elementares e Campos; ou Cosmologia; ou Gravitação; ou Astrofísica 1 30 30
Física Experimental: Física da Matéria Condensada 1 30 30
Síntese e Caracterização de Materiais Nanoestruturados 1 37 37
Espectroscopia de Sólidos e Líquidos 1 16 16
Química Orgânica (Síntese Orgânica) 2 32 16
Química Inorgânica 1 23 23
Biologia Celular e Molecular 2 159 79,5
Probabilidade e Estatística 2 14 7
Análise Numérica 1 10 10
Sistemas Digitais 2 13 6,5
Banco de Dados 2 5 2,5
Teoria da Computação/Inteligência Artificial 1 16 16
Engenharia de Software / Sistemas de Informação 2 16 8
Termodinâmica e Energia de Instalações Industriais 1 13 13
Mecânica dos Fluidos aplicada à Engenharia Ambiental e Urbana 1 12 12
Análise e Concepção Estrutural para Engenharia 1 12 12
Engenharia de Reabilitação e Biomateriais 1 12 12
Mecânica dos Fluidos aplicada à Engenharia Aeroespacial 2 9 4,5
Estrutura e Projeto em Engenharia Aeroespacial 2 7 3,5
Totais 28 489 17,4

Texto acrescido de dados em 06 de novembro de 2007.

UFABC