Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ConsEPE aprova realização de Quadrimestre Suplementar
Início do conteúdo da página

ConsEPE aprova realização de Quadrimestre Suplementar

Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 12h00

Período letivo tem início programado para 21 de setembro, com atividades remotas 


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (13), a resolução que prevê a oferta excepcional de disciplinas remotas durante o próximo período letivo, chamado Quadrimestre Suplementar (QS). A deliberação se configura como uma resposta institucional à impossibilidade de oferta de componentes curriculares presenciais de graduação e de pós-graduação em razão da pandemia do novo Coronavírus.

As discussões que culminaram com a aprovação do documento começaram no dia 8 de junho, quando o ConsEPE iniciou os primeiros debates a respeito das possibilidades de atividades acadêmicas para os próximos meses, considerando a necessária manutenção do distanciamento social.

A continuidade das discussões ocorreu em 15 de junho, quando foi apresentado o relatório parcial de avaliação dos ECE, ocasião em que entrou em pauta a Minuta de Resolução que estabelece a autorização para a oferta excepcional de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas remotas durante o(s) chamado(s) Quadrimestre(s) Suplementar(es). O Conselho permaneceu debatendo e aprimorando a proposta durante as sessões realizadas nos dias 30 de junho, 7, 10 e 13 de julho.

Ao longo das reuniões, tendo em vista o caráter excepcional do quadrimestre suplementar, bem como os desafios que já se apresentavam durante a experiência dos ECE, foram abordadas pelas(os) conselheiras(os) questões cruciais ao planejamento de um período letivo não presencial, tais como desigualdades e possibilidades de acesso a atividades mediadas por tecnologias educacionais; formação docente e discente para a interação pedagógica em estudos remotos; perfis dos ambientes virtuais de aprendizagem; políticas de acessibilidade e inclusão; critérios de oferta, matrícula, desenvolvimento e avaliação dos componentes curriculares.

A resolução ConsEPE Nº 240/2020 regulamentando o Quadrimestre Suplementar foi publicada no Boletim de Serviço da UFABC. Nela, é destacada a forma de adesão por docentes e discentes ao novo período letivo, bem como as áreas responsáveis pela capacitação, acompanhamento e avaliação das demandas apresentadas durante o planejamento e desenvolvimento do Quadrimestre Suplementar, cujo início está previsto para o dia 21 de setembro. Consulte a resolução para saber mais detalhes do Quadrimestre Suplementar.


Calendário Acadêmico do Quadrimestre Suplementar (QS) - ANEXO III da Resolução ConsEPE nº 240

Calendário Acadêmico de Aplicação do QS para a Graduação
Alocação de turmas e docentes 2 semanas até 24 de julho
Solicitação de matrícula dos estudantes (veteranos)* 5 dias 30 de julho a 03 de agosto**
Análise das matrículas 6 semanas 31 de julho a 03 de
setembro
Ajuste de matrículas em disciplinas 3 dias 08 a 10 de setembro
Publicação do resultado de matrículas e
alimentação do sistema acadêmico
1 semana 11 a 18 de setembro
QS 12 semanas 21 de setembro a 12 de
dezembro
Aplicação de Recuperação 1 semana 14 a 19 de dezembro
Calendário Acadêmico de Aplicação do QS para a Pós-Graduação
Matrícula dos ingressantes julho
Envio de e-mail aos coordenadores solicitando lista de disciplinas a
serem oferecidas no QS
Semana do dia 20
de julho
Data limite para coordenadores enviarem à PROPG as disciplinas que
serão ofertadas no QS, com alocação dos professores
14 de agosto
Envio do login e senha para os pós-graduandos ingressantes Até 03 de setembro
Solicitação de matrícula em disciplinas via Portal (ingressantes e
veteranos)
08 a 10 de setembro
Ajuste de matrícula na Pós-graduação 14 a 15 de setembro
QS na Pós-Graduação 21 de setembro a 12
de dezembro

Em 13 de julho o Governo do Estado de São Paulo publicou o Decreto nº 65.061, que “Dispõe sobre a retomada das aulas e atividades presenciais, no contexto da pandemia de Covid-19, e dá providências correlatas”. O Artigo 5º da norma destaca que as instituições públicas de ensino de outros entes da Federação, localizadas no Estado de São Paulo, têm autonomia para definir seu funcionamento, ficando as disposições do Decreto como parâmetro de recomendação.

Acompanhe as atualizações sobre o período de suspensão de atividades presenciais na página da UFABC.


Assessoria de Comunicação e Imprensa e Assessoria de Relações Públicas

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página