Página inicial > Notícias > Consórcio intermunicipal reúne instituições de ensino superior da região

Consórcio intermunicipal reúne instituições de ensino superior da região

Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h53

O vice-reitor, Wagner Carvalho, representou a UFABC no Encontro das Instituições Públicas de Ensino Superior do Grande ABC na última sexta-feira (9). Promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a reunião aconteceu na sede da entidade em Santo André e formalizou a criação de um grupo técnico que reunirá integrantes das instituições de ensino superior da região. O objetivo da iniciativa é promover a troca de experiências e integração acadêmica com o poder público regional.

Em suas manifestações, Wagner falou sobre a relevância da atuação conjunta das instituições de ensino para a soma de competências, especialmente nos campos de empreendedorismo, startups e incubação. Ele também forneceu testemunho de recentes visitas a polos tecnológicos de Belo Horizonte e São José dos Campos, ressaltando como fundamental o empenho na criação de instrumentos semelhantes na região do ABC.

Os presentes concordaram com a importância do investimento em empreendedorismo como forma de reforçar a cadeia produtiva da região, necessidade corroborada pelo reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Marcos Bassi. Estiveram presentes diversos representantes de instituições de ensino, entre eles o diretor da Universidade Metodista, Carlos Eduardo Santi, a coordenadora-adjunta na Fundação Getulio Vargas (FGV) Projetos, Andrea de Paiva, o pró-reitor de graduação da Fundação Santo André (FSA), Roberto Sallai, bem como os diretores da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) Jarbas Thaunahy (Mauá) e Rosangela Bonici (Diadema).

O Consórcio ABC foi representado por seu secretário-executivo, Edgard Brandão, os diretores de Programas e Projetos, Giovanni Rocco, Administrativo e Financeiro, Miguel Heredia, Jurídico, Eduardo Moura, além das coordenadoras de Programas e Projetos Juliana Cavasini, Lívia Rosseto e Maria Gracely Batista Marques.

A próxima reunião com representantes das universidades foi marcada para o início de setembro, quando deve ter início o detalhamento de um cronograma de trabalho da equipe. De acordo com Wagner, os trabalhos tendem a começar pela discussão de um projeto pró-ferramentaria, mapeamento da indústria química na região e avaliação do tema polo tecnológico.

Com informações do Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Foto: Divulgação/Consórcio ABC