Página inicial > Notícias > Curso de extensão aborda sistemas dinâmicos e complexos

Curso de extensão aborda sistemas dinâmicos e complexos

Publicado: Sexta, 17 de Outubro de 2008, 16h59

A Universidade promoverá o curso de extensão "De Sistemas Dinâmicos a Sistemas Complexos". O conteúdo destina-se a professores universitários, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação em nível avançado.

Os objetivos são introduzir o conceito de caos e as diferentes definições formais presentes, comparar três pontos de vista: o da teoria ergótica, da dinâmica topológica e da teoria da informação (teoria da computação) e mostrar que não existem definições matemáticas satisfatórias. O curso apresentará alguns sistemas dinâmicos discretos "caóticos" e "não caóticos", além dos sistemas diferenciais mais conhecidos. A estrutura curricular abrange: Sistemas Dinâmicos, Sistemas Dinâmicos Discretos, definição de Caos (Devaney, lie-York e Teoria da Comunicação), entropia e teorias da Medida e Ergótica.

O curso acontece no período de 11 a 26 de novembro, com aulas às terças-feiras (das 14 às 16 horas) e às quartas (das 15 às 17 horas) na sala 301 do Bloco B. A coordenação será do professor Pierre Tisseur.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la por e-mail (prextensao@ufabc.edu.br) à Pró-reitoria de Extensão. As inscrições começam em 20 de outubro e se estendem até 6 de novembro. Há 40 vagas disponíveis e o critério de seleção será a ordem de recebimento da inscrição.

17/10/2008