Página inicial > Notícias > Doutorandos apresentam projetos em workshop com a indústria

Doutorandos apresentam projetos em workshop com a indústria

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 10h52

A UFABC realizou em 6 de abril no Campus Santo André um workshop sobre o desenvolvimento dos projetos do programa Doutorado Acadêmico Industrial (DAI).  Ao longo desse dia, 13 alunos apresentaram projetos que estão em andamento com orientação de pesquisadores da Universidade e apoio das empresas Mercedes Benz, Thyssen Krupp, General Motors, Henkel, Ecolab Química e All Washed. O encontro foi direcionado ao público diretamente envolvido com o DAI (doutorandos, orientadores acadêmicos e supervisores industriais) e foi acompanhado por representantes das pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa e por Cimei Borges Teixeira, coordenador do Programa de Capacitação Tecnológica e Competitividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O reitor Klaus Capelle afirmou na abertura do workshop que uma das principais características do DAI é o potencial de mostrar ao setor industrial e produtivo que uma universidade não pode ser vista apenas como fonte de recursos humanos, mas, também, como fonte de ideias e soluções. A Pós-Graduação da UFABC começou a selecionar alunos com essa modalidade de projeto em 2013 e atualmente conta com 23 doutorandos oriundos do DAI. Mais informações sobre o Programa e formas de participação estão disponíveis no sítio dai.ufabc.edu.br.

O DAI é um programa piloto da UFABC e do CNPq que estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica focados na solução de problemas e questões propostas pelo setor produtivo. Em uma fase inicial (pré-doutorado) com duração de dois a seis meses, as instituições participantes apresentam ao candidato inscrito problemas técnico-científicos de interesse da indústria para detalhamento e análise da situação. Os projetos selecionados para a etapa seguinte (doutorado) contam com orientação de um docente da UFABC e a supervisão de um representante empresarial. Os projetos apresentados no workshop demonstraram que o programa DAI está cumprindo sua missão de aproximar a universidade do setor produtivo, oferecendo oportunidades de pesquisa na indústria aos alunos e conhecimento de alto nível às empresas.