Página inicial > Notícias > Edital aprova iniciativas de combate à pandemia da Covid-19

Edital aprova iniciativas de combate à pandemia da Covid-19

Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 20h55

O Comitê da Universidade Federal do ABC - UFABC contra o coronavírus (Covid-19) aprovou 23 propostas de ação contra a pandemia e já está buscando recursos para apoio aos projetos que demandam financiamento. O resultado foi considerado muito positivo pelo presidente do Comitê, professor Wagner Carvalho, vice-reitor da UFABC. Para ele, a apresentação de 32 propostas no total, em vista do curtíssimo prazo demandado pelo edital - como reflexo do caráter emergencial das ações necessárias ao enfrentamento da pandemia - demonstra a mobilização da comunidade universitária em relação à Covid-19. Ademais, a qualidade de todas as iniciativas impressionou o comitê.

As propostas apresentadas incluem ações de produção de equipamentos de proteção individual; iniciativas junto a comunidades; mapeamento de suporte a intervenções; e diversos tipos de diagnósticos. O Comitê já tem envidado esforços para identificar alternativas de financiamento, por meio de discussões sobre uma possível realocação de recursos orçamentários da UFABC, e, em alguns casos, pela busca de contribuições externas, de entes públicos e organizações privadas, para as iniciativas cujos proponentes tenham manifestado anuência prévia.

Veja, a seguir, a lista de propostas aprovadas pelo Comitê da Universidade Federal do ABC - UFABC contra o coronavírus (Covid-19).

ClassificaçãoTítulo da Proposta
1 Ventilador Pulmonar de baixo custo Ara Plus: ação emergencial de combate à COVID-19
2 Produção Otimizada de Máscaras Face Shield para o Combate ao COVID 19 por meio da Manufatura Aditiva (FDM)
3 Mapeamento de demandas e produção de EPIs e acessórios hospitalares por impressão 3D
4 ABC SHIELD – grupo de apoio para fabricação de escudos faciais
5 LabEAD - Laboratório Remoto através de Internet das Coisas
6 Proposta de equipamento para esterilização de máscaras N95
7 Elaboração,de material com caráter educativo, especificamente webinars e histórias,em quadrinhos (HQs) relacionados à pandemia de COVID-19
8 Violência,contra a mulher em tempos de COVID-19: ações para mitigar o efeito do,isolamento social e a dificuldade de acesso à rede de apoio
9 Desenvolvendo as potencialidades do simulador de dispersão do coronavírus.
10 Desenvolvimento e produção em grande escala de um circuito de respiração artificial em silicones esterilizável
11 Caminhos da inovação em empresas pós COVID-19
12 Projeto sobre(viver) - auxílio à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade
13 Promoção de conscientização e resiliência como estratégia de enfrentamento da pandemia pelo COVID-19
14 O combate às fake news diante da pandemia de COVID-19
15 Plataforma das práticas colaborativas de combate ao COVID-19
16 Redes,auto-associativas para a determinação dos fatores responsáveis da,desigual incidência do COVID-19 em diferentes áreas geográficas
17 Formação,de uma equipe multidisciplinar para execução de ações na área de,materiais no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da,COVID-19 na região do ABC
18 Apoio,as ações de planejamento e ações públicas para o enfrentamento da,COVID-19, por meio da articulação entre o poder público, a universidade e,comunidades de áreas precárias.
19 Vulnerabilidades,urbanas e o enfrentamento ao COVID-19 em m’boi mirim e região: acesso à,informação, prevenção e ações comunitárias
20 Mapeamento,epidemiológico do novo coronavírus - 2019: um método alternativo para,tomadas de decisão em regiões vulneráveis do município de Santo André
22 Plataforma digital plural: inovação social no combate à pandemia de COVID-19
23 Mapeamento,de áreas vulneráveis e elaboração de recomendações de saúde: uma,contribuição às redes de solidariedade do ABC Paulista