Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Empresa educacional de alunos foi finalista em concurso da Fiesp
Início do conteúdo da página

Empresa educacional de alunos foi finalista em concurso da Fiesp

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 16h00

Negócio educacional criado por alunos da UFABC se destacou entre as 15 finalistas do Super Acelera Fellowship 2017, evento organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A Noctuam Educação se inscreveu nesse concurso ao lado de 22 mil concorrentes que disputaram cinco vagas para uma experiência de três meses em empreendedorismo no Vale do Silício. No ano passado, a empresa foi eleita pela Fiesp entre as 12 iniciativas mais inovadoras do país dentre mais de seis mil participantes. 

Criada em 2014, a Noctuam foi concebida sob o conceito de negócio de impacto social positivo — no ramo do empreendedorismo, é como se chama a atividade da empresa que ganha dinheiro e faz o bem ao mesmo tempo. Estão à frente da empresa os sócios Luis Sérgio Gonçalves Mendes e Diego Zuculin da Fonseca, formados em Engenharia de Gestão, e o diretor geral Julio Carvalho, formado em Engenharia de Materiais. Luis explica que eles atuam com financiamento cruzado, no qual parte da receita do pagamento de alunos da rede particular cobre a concessão de bolsas parciais ou integrais de estudantes oriundos da rede pública. 

“Para cobrir custos de estudantes em condição de vulnerabilidade social, buscamos também contribuições de pessoas físicas ou jurídicas e parcerias público-privada (PPPs) — especialmente com as secretárias estaduais e municipais de educação” — esclarece Luis. Segundo ele, em editais específicos também são levados em consideração critérios étnico-raciais e de gênero. A alocação de bolsas e escolha dos beneficiados é realizada por uma equipe de assistentes sociais parceiras. 

Desde a fundação em 2014, mais de mil alunos passaram pela escola, dos quais cerca de 60% como bolsistas. Atualmente, há 300 distribuídos nas unidades de Santo André, São Bernardo e São Luís (MA), número que deve chegar a 500 em agosto com o ingresso das turmas de intensivo. Luis conta que aproximadamente 80% dos egressos conseguiram acesso ao ensino superior em universidades públicas (federais e estaduais) e em particulares com bolsas pelo Prouni. Para ele, trata-se de um desempenho alto se comparado ao de outros cursos do segmento, o que mostra a eficácia da inovação pedagógica presente no programa da Noctuam. 

Outras informações sobre cursos e modelo de atuação da empresa estão disponíveis em www.noceducacao.com

Assessoria de Comunicação e Imprensa

 

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página