Página inicial > Notícias > Equipe da UFABC obtém 1º lugar em categoria do III Festival de Minifoguetes de Curitiba

Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 10h35

A UFABC Rocket Design, equipe de alunos da Universidade que projeta foguetes, venceu o III Festival de Minifoguetes na categoria E, na qual competem modelos experimentais com motores entre 20 e 40 N.s, no último dia 25, em evento realizado em Curitiba. A vitória veio depois que o foguete atingiu 564 metros acima do nível do solo.

O projeto vencedor, batizado pelos estudantes da UFABC de Eirapuã II A, contou com melhorias em relação ao seu antecessor, o Eirapuã I, campeão da categoria em 2015. A fuselagem e as empenas foram construídas em fibra de carbono. A coifa e os conectores foram impressos em 3D e em plástico PLA (Poli Ácido Lático). A partir da leitura de dados desenvolvida pela equipe, foi possível definir a altitude máxima alcançada pelo foguete.

Em depoimento, os integrantes da equipe relacionaram a conquista ao projeto pedagógico da Universidade, mencionando que "projetar e construir foguetes são atividades absolutamente interdisciplinares". "Muitos dos conceitos aprendidos em diversas disciplinas da graduação, principalmente do Bacharelado em Ciência & Tecnologia, são necessários para o desenvolvimento do trabalho, como tópicos de física em geral, aerodinâmica, ciência dos materiais, programação etc", explicaram.

A UFABC Rocket Design conta com o apoio e suporte da coordenadora da equipe, a professora Marina Sparvoli de Medeiros, responsável pelo desenvolvimento de pesquisas com potencial para aprimorar os projetos.

Enquanto vislumbra obter vitórias no festival do ano que vem com o Eirapurã III, a Rocket Design elabora a participação em eventos no exterior. "Atualmente, o foco da equipe é o projeto Tupã II, que desenvolve um foguete de classe M (com impulso entre 5120 e 10200 N.s), capaz de levar uma carga útil de 5 kg, com apogeu estimado em 3000 metros", revelou o depoimento. "Com o novo foguete, esperamos defender o nome da UFABC em competições nacionais, como a COBRUF, e internacionais, como a IREC (Intercollegiate Rocket Engineering Competition) em 2017, realizada nos Estados Unidos".

Representantes em Curitiba: Alexandre Goulart, Beatriz Morata, Érica Motta, Gabriel

Lopes Yamato, Marcio Ribeiro da Silva, Matheus Boccaletti de Paula, Saulo Jacção Rosa,

Tiago Augusto Bittencourt, Rebecca Travaglia, Victor Faria.

Demais participantes do projeto: Bruno Bigliazzi, Bruno Focassio, Caroline Satye, Clara

Bauli, Flávia Lobo, Gabriel Bravim Furlan, Gabriel Cajueiro, Glauco Dantas, Heitor Rodrigues,

Henrique Cunha, José Gustavo Santiago, Laura Niehues, Luan Henrique Glasser, Tiago Moura,

Victoria Arantes, Vinicius Riemma, Wesley Carvalho.