Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipe de alunos da UFABC vence a seletiva nacional para o IPT 2019
Início do conteúdo da página

Equipe de alunos da UFABC vence a seletiva nacional para o IPT 2019

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 16h15

Entre os dias 27 e 29 de novembro, a UFABC sediou a seletiva nacional para a 11ª edição do International Physicists Tournament (IPT), que ocorrerá entre 21 e 26 de abril de 2019, na Suíça. 

Inscreveram-se para a etapa nacional equipes discentes da UFABC, da USP e do ITA. De acordo com o Comitê Local do IPT, esta foi a primeira seletiva nacional da história do IPT no Brasil, cujo objetivo era definir qual equipe representaria o Brasil no IPT 2019. Segundo o site oficial do IPT Brasil, “no final da seleção nacional brasileira, a UFABC (125,9) venceu a USP (104,5) e representará o país em Lausanne pela terceira vez, no XI IPT, que será realizado na École Polytechnique Fédérale Lausanne”. 

Os organizadores explicam como se deu a seleção: “São dezessete problemas em aberto na área de física e tecnologia. As regras são simples: uma equipe desafia a outra a apresentar a solução para um problema específico. Seu papel é analisar criticamente a solução apresentada. Um terceiro time verificará as argumentações de ambas as equipes, apontando pontos positivos e negativos. Os jurados avaliam como as equipes assumem cada um dos papeis na discussão do problema e na construção de uma solução mais refinada. Esta fórmula é a base do sucesso do IPT, realizado anualmente em uma instituição de pesquisa de primeira linha”. 

Na edição de 2018, na Rússia, a equipe brasileira, composta por alunos da UFABC, conquistou o 3º lugar na pontuação geral. Por ter sido finalista em 2018, o Brasil garantiu vaga para a edição de 2019. Em 2017, na Suécia, a equipe da UFABC foi a 11ª classificada, mas a 1ª dentre as equipes da América, superando países como Estados Unidos, Colômbia e Venezuela. 

O professor Antonio Neves, um dos principais orientadores das equipes discentes da UFABC no IPT, enfatiza a importância da formação acadêmica proporcionada pela Universidade. “Todos os alunos da equipe são do curso de Bacharelado em Física, ou do Mestrado em Física. Lembro que este ano o conceito do ENADE do Bacharelado em Física foi o conceito máximo (5), o que, junto com o resultado da seleção nacional, ajuda a destacar a nossa Universidade”. Neste ano, os alunos também receberam o acompanhamento do professor Reinaldo Cavasso, que ministrou uma disciplina livre neste quadrimestre pelo curso de Física. 

A organização do evento na UFABC teve o apoio institucional da Reitoria, do CCNH e da ProEC, e a colaboração de 20 voluntários. 

A equipe vencedora da seletiva nacional é composta pelos seguintes alunos: 

∙ André Juan Ferreira Martins de Moraes (Graduação em Física); 
∙ Andrius Dominiquini de Camargo (Mestrando em Física); 
∙ Enesio Marinho da Silva Junior (Doutorando em Nanociências e Materiais Avançados - Leader de Equipe); 
∙ Lucas Maia Rios (Mestrando em Física); 
∙ Lucas Tonetto Coimbra (Mestrando em Física); 
∙ Matheus Azevedo Silva Pessôa (Graduação em Física - Capitão de Equipe); 
∙ Melissa de Carvalho Santos (Graduação em Ciência e Tecnologia - Leader de Equipe); 
∙ Rafael Alves da Silves (Graduação em Física). 

12 12 18c

Mais informações: 
- http://brazil.iptnet.info/ 
- http://ccnh.ufabc.edu.br/extensao/eventos/ipt-brasil 
- https://www.facebook.com/Brasil.IPT/ 

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página