Página inicial > Notícias > Estreia série em vídeo sobre a pesquisa na UFABC

Estreia série em vídeo sobre a pesquisa na UFABC

Publicado: Quinta, 16 de Junho de 2016, 17h00
O UFABC em Pesquisa, novo programa da Universidade no YouTube, estreou no último dia 13 falando de neurociência. No formato de documentário, com aproximadamente 25 minutos de duração, a produção procura aproximar o público da prática científica, trazendo entrevistas com pesquisadores da Universidade. O vídeo está disponível no canal oficial da UFABC.

Na estreia, quatro diferentes projetos da neurociência revelaram o potencial interdisciplinar dessa área do conhecimento que vem ganhando cada vez mais relevância em diversos núcleos de pesquisa pelo mundo.

A professora Maria Theresa Carthery avalia a viabilidade de treinos cognitivos na diminuição dos efeitos da velhice sobre a memória enquanto os professores João Sato e Claudinei Biazoli analisam imagens de ressonância magnética de jovens em busca de indicadores de transtornos mentais como esquizofrenia e depressão.

Mais adiante, a pesquisadora Vera Paschon aborda novos métodos terapêuticos para lesões medulares em cobaias, e o pesquisador e aluno Lucas Trambaiolli fala das possibilidades de reabilitação motora por meio do uso de interface cérebro-máquina.

O programa

Desenvolvido pela equipe de audiovisual da Assessoria de Comunicação e Imprensa, o programa será bimestral e cada episódio da série contará com no mínimo dois projetos distintos, explorando seus pontos de convergência, bem como suas diferenças, criando um panorama complexo da pesquisa realizada na UFABC. Os projetos não precisam ser de uma mesma área do conhecimento. Podem tratar de um mesmo problema, que seja objeto de estudo de diferentes áreas, reforçando o espírito interdisciplinar que norteia o projeto pedagógico da Universidade.